Menu
sexta, 22 de janeiro de 2021
Brasil

Brasil ocupa 35ª posição em lista de atendimento médico infantil

07 Set 2011 - 11h06

O Brasil ocupa a 35ª posição em um ranking de atendimento médico infantil divulgado pela organização não governamental (ONG) Save the Children. O levantamento foi realizado em 161 países. No topo da lista estão a Suíça, Finlândia e Irlanda, enquanto os últimos colocados são o Laos, a Somália e o Chade.

O estudo analisa o alcance e o impacto do número de profissionais de saúde em cada país, levando em conta índices como vacinação infantil e atendimento de emergência para gestantes durante o parto.

A organização alerta que as crianças que vivem nas 20 últimas posições têm cinco vezes mais chance de morrer do que as que vivem em regiões que ocupam o topo da lista. De acordo com a ONG, são necessários mais 3,5 milhões de profissionais de saúde em todo o mundo.

Segundo o levantamento, muitos países em desenvolvimento têm de enfrentar não apenas a escassez de médicos, mas também a alta concentração de profissionais em áreas urbanas, o que deixa vulneráveis mães e crianças que vivem em zonas rurais.

Outro problema apontado é a falta de treinamento em países mais pobres, o que dificulta a realização de procedimentos médicos básicos.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias