Menu
quarta, 15 de agosto de 2018
Cidade

Exposição de projetos do SAAE gera interesse da população

23 Nov 2007 - 00h10Por Redação São Carlos Agora
Com a proposta de divulgar sua prestação de serviços e apresentar as novas obras que estão sendo construídas em diversos pontos da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está participando ativamente de diversos eventos institucionais, educacionais, esportivos e religiosos, que conseguem aglomerar um bom número de pessoas classificadas entre os vários segmentos sociais e faixa etária. A filosofia da diretoria é difundir os conceitos de Educação Ambiental visando criar um cidadão com maior consciência ecológica, onde ele aprenda a respeitar as intempéries e os principais mandamentos da mãe natureza. “Num momento em que debatemos a camada de ozônio, o aquecimento global e a importância crucial do saneamento, não podemos omitir nossa responsabilidade, que está envolvida diretamente com estes assuntos”, analisa o diretor-geral do SAAE, Eduardo Cotrim.
A primeira meta da atual administração foi formar uma Comissão Ambiental composta por servidores da autarquia de variados departamentos, que estipulou um cronograma de atividades e um roteiro de apresentação. Com o intuito de alcançar todos os públicos, o SAAE traçou um minucioso planejamento de marketing trabalhando todas as ferramentas de divulgação e exposição. Para atrair estudantes e universitários, a autarquia abriu as portas da Estação de Tratamento de Água (ETA) da avenida Carlos Botelho, da ETA do Centro Empresarial de Alta Tecnologia (CEAT), da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do distrito de Água Vermelha e da construção da ETE Monjolinho. Os visitantes são recepcionados por uma equipe de monitores que explicam todo o funcionamento e a importância biológica que estas unidades proporcionam para o bem estar da população.
Com o objetivo de despertar um comportamento ecológico em jovens e adolescentes, uma assistente social da autarquia se prontifica a ministrar uma palestra numa escola da rede pública ou privada, demonstrando todos os aspectos e contextos relacionados com o meio ambiente. Esta dinâmica desenvolve trabalhos educativos, de orientação básica e de esclarecimento ambiental. A principal meta é que o aluno atinja o respeito pela biodiversidade, utilize a água com parcimônia, conserve os cursos d’ água, preserve os recursos naturais, não jogue lixo em locais impróprios, plante árvores, refloreste as matas ciliares e sempre valorize a natureza. “Nosso programa pedagógico tem a principal proposta de formar um indivíduo que cresça com o conhecimento relacionado com todo processo de nosso ecossistema”, explica o diretor do SAAE.

Marketing criativo e interativo – A autarquia criou um estande próprio, onde pode apresentar seus expressivos trabalhos em congressos de engenharia, feiras de ciências escolares e eventos organizados pela Prefeitura ou outro órgão civil. Esta área dispõe de um banner que ilustra o circuito das águas de São Carlos, e são distribuídos folhetos educativos com dicas de economia e verificação de vazamentos para o correto uso racional da água, importância do saneamento básico na prevenção de doenças e as vantagens do Programa de Medição Individualizada. Através de vídeos institucionais, o usuário assiste o caminho percorrido pela água, desde sua captação, tratamento para uso, distribuição, utilização e manejo de seus efluentes. O público também tem a oportunidade de conhecer todos os detalhes da obra da ETE Monjolinho, através de uma maquete, onde ao acionar um botão o setor operacional correspondente é iluminado.
Em locais com maior espaço é montado o túnel "Poluição dos Rios", que apresenta as desvantagens de um rio sujo em comparação aos benefícios de um rio limpo, com a presença ativa do correto ciclo da natureza. Para agradar o público infantil é instalado o boneco “Pinguinho”, logomarca que foi revitalizada pela atual gestão, proporcionando maior mobilidade, interatividade e visibilidade. Para solicitar qualquer parceria educativa com o SAAE, basta a instituição interessada entrar em contato com o servidor Cláudio Roberto Macedo, marcando dia e horário, através do telefone: 3373-6400 ou 0800-111-064. “A Festa das Nações registrou um público em torno de 40 mil pessoas, sendo que nosso estande atingiu um alto índice de visitas, sobretudo, com o interesse no boneco inflável e na maquete da ETE”, comemora Cotrim.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias