quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

Vereador Elton Carvalho diz que mais de 600 pessoas aguardam exames de colonoscopia em São Carlos

“A colonoscopia tem potencial para evitar o câncer no intestino, pois possibilita retirar pólipos que podem evoluir para câncer.”

22 Mar 2022 - 19h03Por Redação São Carlos Agora
Vereador Elton Carvalho diz que mais de 600 pessoas aguardam exames de colonoscopia em São Carlos - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Após receber a informação de que mais de 600 pessoas aguardam a realização do exame capaz de diagnosticar o segundo tipo de câncer mais comum em homens e mulheres, atrás apenas, respectivamente, de câncer de próstata e mama, o vereador Elton Carvalho (Republicanos) protocolou um requerimento solicitando informações sobre os procedimentos de colonoscopia realizados na rede municipal de saúde.

"O exame de colonoscopia é um dos principais aliados para o diagnóstico precoce de doenças de cólon e reto. Além de ser um exame que pode evitar o câncer colorretal, pois, por meio dele, é possível retirar pólipos que poderiam evoluir para câncer" disse o parlamentar.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, são 41 mil novos casos de câncer colorretal previstos para 2022.

"Por isso é tão preocupante que 600 pessoas estejam aguardando pelo procedimento sem nenhuma previsão. O diagnóstico precoce é essencial e está diretamente ligado ao sucesso do tratamento. Meu papel, no mínimo, é exigir esclarecimentos a Secretaria Municipal de Saúde, mas quero garantir a execução de serviços essenciais para o bem-estar da população.”

Leia Também

Últimas Notícias