Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Saúde

Ortorexia Psicológica: conheça a doença e aprenda a identificá-la

Segundo psicóloga do Sistema Hapvida, a busca pela melhor versão de si nem sempre traz resultados benéficos à saúde mental

23 Set 2021 - 17h01Por Grupo São Francisco
Ortorexia Psicológica: conheça a doença e aprenda a identificá-la -

Você já parou para observar o quanto as redes sociais têm gerado efeitos como comparações, competitividade e a busca por um estilo de vida extremamente produtivo, com cobranças em desacordo com as necessidades individuais e, sim, por cobranças externas? E essa fixação moderna por autoaperfeiçoamento tem nome: Ortorexia Psicológica.

Mais do que nunca, as pessoas querem chegar a melhor versão de si. Mas, o que a maioria não sabe é que em excesso isso pode trazer consequências ruins, principalmente à saúde mental. Isso porque, a obsessão por bem-estar e desenvolvimento pessoal podem desencadear sensações de eterna insatisfação.

"O indivíduo busca ser muito produtivo no trabalho, dar conta de várias metas diferentes, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, meditar, fazer terapia, tudo isso buscando ser a melhor versão de si", explica Rafaela Amorim, psicóloga do Sistema Hapvida, do qual o Grupo São Francisco faz parte. "Porém, o problema surge quando ele não consegue cumprir com todas essas exigências, o que pode despertar sentimentos de inadequação, insegurança, inferioridade, gerando a ansiedade", completa.

Para ser saudável, o autodesenvolvimento deve ser um caminho calmo, lento, individualizado e trazer prazer. Por isso, a psicóloga frisa que se observar a presença dessas características e sentimentos, pode estar sofrendo pela Ortorexia Psicológica. "Assim, é muito importante que a pessoa procure um psicólogo para acompanhamento e início do tratamento", conclui

Leia Também

Últimas Notícias