sexta, 26 de abril de 2024
Polícia

Trote mobiliza equipes do Samu e da Polícia Militar no Cidade Aracy

23 Jul 2012 - 11h55
0 - 0 -

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (23) um ato de irresponsabilidade e desrespeito, que mobilizou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar.

Por volta das 9h30, a Polícia e o Samu, foram informados que uma criança de aproximadamente 5 anos de idade, havia sido atingida na perna, por um tiro e que estava caída na rua, sangrando e com fortes dores. O local seria na Travessa 3, no Antenor Garcia.

Uma equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu e viaturas da Polícia Militar foram enviadas ao local, mas para a indignação de todos, a ocorrência não passava de um trote.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço de atendimento médico de urgência, que tem por finalidade principal, prestar socorro nos casos de emergência e transportar as vítimas para os destinos apropriados, como por exemplo, para Hospitais, Santa Casa e Pronto-Socorro.

O serviço funciona 24 por dia, com equipes de profissionais, preparados para "salvar vidas", como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas.

TROTE

Infelizmente estão ocorrendo em São Carlos alguns trotes, que tem mobilizado várias equipes do Samu, assim como do Corpo de Bombeiros e da Polícia.

Esses trotes podem afetar e levar a morte às vítimas que realmente estejam necessitando de socorro, como por exemplo, em casos de acidentes.

Passar trote é crime! Uma lei aprovada pelo Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, prevê multa de R$ 1.239,35 para os donos das linhas telefônicas de onde partir os trotes.

A Lei 14.738/2012, de autoria da deputada estadual Rita Passos (PSD), estabelece multa de R$ 1.239,35 para quem realizar trotes nos telefones de atendimento do Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Samu (192). Os donos de linhas telefônicas que originarem as chamadas indevidas serão os responsáveis em pagar a infração. 

"Não passe trote para o SAMU, você pode impedir que uma VIDA seja salva".

Leia Também

Últimas Notícias