quinta, 28 de março de 2024
Se deu mal...

Radar “inteligente” ajuda PM a localizar carro roubado

04 Mar 2020 - 12h38Por Redação
Picape com as motos infantis: tudo apreendido pela Polícia - Crédito: Maycon MaximinoPicape com as motos infantis: tudo apreendido pela Polícia - Crédito: Maycon Maximino

Um homem de 33 anos foi detido e acusado de receptação após ser flagrado em um carro roubado no final da manhã desta quarta-feira, 4. A ação policial contou com uma ajuda diferente: o veículo foi flagrado pelo radar interligado ao sistema Detecta instalado na Avenida Professor Luís Augusto de Oliveira.

O São Carlos Agora apurou que o motorista transitava sentido bairro/centro e ao passar pelo radar foi constatado pela placa que a Strada tinha sido roubada sábado, 29, em Araras.

Via Copom, as viaturas da PM que estavam em patrulhamento foram acionadas e a abordagem da picape aconteceu na Rua Dona Alexandrina, no centro.

Indagado, o motorista disse que mora em Ibaté e comprou o veículo na mesma cidade. Fez pesquisa na internet e não constava que o carro seria irregular.

Entretanto, ao vistoriar a picape, os policiais encontraram na caçamba duas motos infantis motorizadas. Mas o motorista não possuía notas fiscais de propriedade.

Encaminhado ao 3º e 5º DPs foi autuado por recepção e a picape e motinhos apreendidos.

SISTEMA DETECTA

O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente, o maior Big Data (conjunto de informações armazenadas) da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), registro de veículos furtados, roubados, clonados e outros relatórios inteligentes para a segurança pública.
 
O Detecta entrou em operação em São Carlos em 2018 após esforço da Prefeitura Municipal que realizou um convênio com Secretaria de Segurança Pública do Estado.
 
Atualmente São Carlos conta com seis radares instalados em pontos estratégicos da cidade com Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR) ligados ao sistema Detecta. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leia Também

Últimas Notícias