sexta, 19 de abril de 2024
Polícia

Polícia Civil realiza “Operação Contrabando” em São Carlos

13 Mar 2015 - 08h57
Cigarros contrabandeados foram apreendidos em operação. - Cigarros contrabandeados foram apreendidos em operação. -

Na última terça e quarta-feira, policiais civis desencadearam a “Operação Contrabando” que teve por finalidade fiscalizar a venda de cigarros contrabandeados do Paraguai. O trabalho foi desenvolvido pela equipe de investigadores e escrivães do 1º e 4º Distritos Policiais que estiveram em cerca de 80 estabelecimentos comerciais, entre bares, mercados, supermercados, lojas de conveniências entre outras para averiguar a venda de cigarros contrabandeados do Paraguai que segundo a Associação Brasileira de Combate a Falsificação o município estaria entre as cidades que vinham recebendo cargas de cigarros contrabandeados do Paraguai.

ABCF

O delegado Maurício Antônio Dotta e Silva que coordenou a operação informou que foi procurado por uma diretora da Associação Brasileira de Combate a Falsificação (ABCF) instalada na capital paulista, que informou que havia sido identificados Mauricio Dotta acompanhou de perto a operação.vários bares e similares nas regiões sul e leste de São Carlos que estariam comercializando cigarros de várias marcas contrabandeados do Paraguai. O delegado disse que devido ser detectado aproximadamente 80 comércios a operação foi realizada em dois dias e dos 80 locais fiscalizados, cerca de 30 apresentaram irregularidades, pois estavam comercializado cigarros das marcas Eight, Hobby, San Marino e Mix, todos oriundos do Paraguai. Ainda segundo Maurício, os 30 comerciantes foram qualificados e indiciados nos crimes de contrabando e descaminho (artigo 334) do Código Penal Brasileiro (CPB) e como se trata de crime federal o delegado disse que nesta primeira parte os pacotes de cigarros foram encaminhados à Polícia Técnico Científica para análises de peritos do Instituto de Criminalística (IC) que deverão produzir laudos que serão anexados aos inquéritos policiais.

COMBATE AO CONTRABANDO

Maria Fernanda Izar, diretora da Associação Brasileira de Combate a Falsificação (ABCF) informou que o dia 3 de Março deverá ser instituído como o Dia Nacional de Combate ao Contrabando no Brasil. Ao longo de 2014 as operações policiais em todo país conseguiu apreender cerca de R$ 515 milhões em cigarros contrabandeados do Paraguai.



Leia Também

Últimas Notícias