sexta, 26 de abril de 2024
Polícia

Homem que teve atendimento negado na Santa Casa tem morte cerebral confirmada

27 Dez 2012 - 17h57
Familiares da vítima estão revoltados com a situação. (Foto Vinicius Neo) - Familiares da vítima estão revoltados com a situação. (Foto Vinicius Neo) -

O matonense Cicero Hora da Silva, de 58 anos, que foi trazido a São Carlos para ser atendido na Santa Casa, teve morte cerebral confirmada por volta do meio dia de hoje (27). No final da tarde de ontem (26) ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o banho em sua casa. Imediatamente foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao hospital.

Devido à gravidade do caso ele deveria ser encaminhado a um hospital melhor equipado mais próximo da sua cidade. Como a equipe de neurocirurgia em Araraquara não está realizando o atendimento, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), determinou o encaminhamento até a Santa Casa de São Carlos.

Segundo o filho do paciente, o hospital estava ciente da transferência. Entretanto, ao chegar à cidade Cicero teve a internação negada pela direção da Santa Casa que alegou falta de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que comporta até 20 pessoas.

A família compareceu ao plantão policial para registrar queixa e em seguida retornou a Matão. No caminho Cicero sofreu uma parada cardiorespiratória dentro da ambulância e outras duas já no hospital.

Segundo a direção da Santa Casa de São Carlos, o hospital está sobrecarregado e atualmente cinco pacientes de outras cidades estão internados para tratamento com um neurocirurgião. A cidade passou a atender uma demanda em potencial de mais de 800 mil pacientes em toda região.

Leia Também

Últimas Notícias