sexta, 26 de abril de 2024
Pet animais

‘Meliponário’ é nova atração no Parque Ecológico de São Carlos

Cuidado, respeito e convivência com as abelhas formam a base da proposta ambiental e educativa

28 Out 2019 - 16h25Por Da Assessoria de Imprensa
‘Meliponário’ é nova atração no Parque Ecológico de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Carlos inaugurou no último domingo, dia 27 de outubro, um novo espaço de educação e conscientização ambiental dentro do Parque Ecológico. O ‘Meliponário’ é um lugar instalado logo após o portão de acesso que tem diversas caixas de abelhas e várias placas de identificação sobre cada uma das espécies. A ideia é despertar nos visitantes do Parque a curiosidade sobre a importância do respeito e do cuidado com esses bichos extremamente fundamentais para o equilíbrio do ecossistema.

Todas as seis espécies de abelhas são nativas, sem ferrão e, por isso, não representam qualquer risco aos visitantes. De acordo com a bióloga e educadora Mirla Maiara de Castro Claro Gomes o objetivo da iniciativa é ajudar no processo de conhecimento capaz de promover a educação. “O que nós queremos é mostrar que essas abelhas não agridem e que a convivência pacífica nossa com elas é fundamental para que a gente não tenha, no futuro, o rompimento dessa relação muito significativa em toda a cadeia alimentar. Por isso, as crianças são agentes primordiais nesse trabalho de divulgação”.

O diretor do Departamento de Proteção e Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos, biólogo Fernando Magnani, acredita que o momento e o clima atuais exigem mudanças de posturas rápidas. “Não é segredo pra ninguém que nós estamos perdendo abelhas em um ritmo violento no mundo inteiro e, claro, no Brasil não é diferente. Isso é uma ameaça real ao cultivo de alimentos em geral, e de forma particular as frutas, o que compromete a produção de alimentos e, em última análise, a nossa própria existência. O meliponário, portanto, nasce com a alternativa de ajudar a controlar esse problema global. Sabemos que a parcela de contribuição é pequena ao considerarmos o contexto. Mas é grandiosa no sentido de representar um esforço para reverter o cenário preocupante”.

O Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna é mantido pela Prefeitura de São Carlos e fica no Km 2 da Estrada Municipal Guilherme Scatena. Exceto nas segundas-feiras, dia dedicado aos cuidados internos, o acesso do público é livre de terça a domingo sempre das 8h às 16h30. Mais informações pelo telefone (16) 3361-4456.

Leia Também

Últimas Notícias