sexta, 26 de abril de 2024
Em cartaz

UFSCar apresenta concerto "Infinito em todas as direções"

21 Mai 2019 - 07h48Por Redação
UFSCar apresenta concerto "Infinito em todas as direções" - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nos dias 25 e 26 de maio, a Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) faz duas apresentações do concerto "Infinito em todas as direções", inspirado nas origens da matéria, do Universo e, em última instância, da vida na Terra. O projeto é uma promoção do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), integrando suas atividades de difusão científica, com realização da Orquestra e do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. As apresentações fazem parte da programação do I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais Funcionais (SPIMF).

O título do concerto é inspirado no livro homônimo do físico Freeman Dyson e carrega com ele a metáfora do Universo e suas dimensões infinitamente grandes e pequenas, além de infinitamente belas. Partindo da ideia da Antiguidade de que os cinco elementos - Terra, Água, Fogo, Ar e Éter - seriam formadores de tudo o que existe, a apresentação conta a história da criação da matéria e da vida no Universo e em nosso planeta, aliando músicas e imagens ao conhecimento científico. Cada elemento representa um dado da criação: a Terra é a metáfora para o mundo material tal qual o conhecemos; a Água representa a origem da vida; o Fogo aparece como elemento transformador da matéria; o Ar traz a amplitude da racionalidade e inteligência humanas; enquanto o Éter leva ao espaço, ao infinito, representando a ponte entre os átomos e as galáxias.

O concerto apresenta nove músicas, sendo cinco delas inéditas, compostas especialmente para o projeto. As composições Terra, Água, Fogo, Ar e Éter são de autoria de Lenon Tagliaro, Tiago Pallone, Emiliano Sampaio, Guilherme Picolo e Vinicius Sampaio, respectivamente, com arranjos de Lucas Joly para as demais músicas. Além da performance da Orquestra, o espetáculo conta com projeção de vídeos produzidos pelo LAbI, também especialmente para o projeto.

As apresentações de "Infinito em todas as direções" têm início às 20 horas, no dia 25 de maio, e às 11 horas, no dia 26. Em ambas as datas, o concerto será no Teatro Universitário Florestan Fernandes, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. A entrada é gratuita e os convites deverão ser retirados com antecedência durante o SPIMF, no saguão do Teatro, nos dias 23 e 24 das 14 às 18 horas. Já nos dias das apresentações os convites estarão disponíveis no Teatro, no dia 25 das 18 às 19 horas, e no dia 26 das 9h30 às 10h30. Mais informações no site do LAbI (www.labi.ufscar.br).

Leia Também

Últimas Notícias