quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

TVE São Carlos homenageia Leôncio e Leonel, uma famosa dupla caipira das antigas

31 Ago 2016 - 05h56
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem a Leôncio e Leonel, dupla que marcou época com um dueto inconfundível, um dos mais agudos da música caipira - vídeo disponível no youtube (pesquisar: TVE Leôncio e Leonel - é o primeiro resultado que aparece). O programa Moda de Viola, da TVE São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50.

Além de dados biográficos de Leôncio e Leonel, tem vídeos da dupla cantando as músicas: Comitiva da Saudade, A Menina do Bolo, Rancho de Saudade , Prego Velho, e Vidinha Boa Lá na Roça, mais Leyde e Laura (Justiça Divina) e Pratense e Pratini (Canto Chorando). Tem ainda a declamação, por José Angelo, da letra de Pitoco.

Os dois irmãos nasceram em Itajú, vizinha a Bariri, na região de Jaú. Leôncio, o mais velho, em 11/02/1932, e o Leonel em 14/12/1934. Só um deles tinha o sobrenome Leonel. Parece pegadinha mas é o Leôncio, que se chamava Benedito Leonel. Já o Leonel se chamava Guido de Souza.

Leôncio e Leonel trabalharam em roça de café e cantavam em dupla desde meninos, com o nome de Irmãos Leonel. Por volta de 1950, cantaram uma música num circo em Itapuí, no show de Tonico e Tinoco. E foram elogiados pela dupla Coração do Brasil. Foi aí que Tonico sugeriu o nome artístico de Leôncio e Leonel.

 Em 1954, Leôncio e Leonel se mudaram para São Paulo para tentar a carreira artística. Cantaram na Rádio América, na Bandeirantes, e outras. Gravaram o primeiro disco, um 78 rotações, em 1956, ano que consideravam o início da carreira profissional. O primeiro LP da dupla é de 1961.

Na década de 70, Leôncio e Leonel moraram em Londrina e lá atuaram na Rádio Auri Verde por cerca de cinco anos. Depois fixaram residência em Bariri, onde foram homenageados com estátua tamanho real em praça pública, em 2007.

Em 45 anos de carreira, a dupla gravou cerca de 30 LPs e CDs, além de uns 30 discos de 78 rotações. Leôncio faleceu em 2002, com 70 anos. Leonel em 2013, com 78 anos. 

Leia Também

Últimas Notícias