quinta, 25 de abril de 2024
Entretenimento

Museu irá resgatar a história da população negra de São Carlos

18 Nov 2010 - 17h36
0 - 0 -

Mostrar a história da população negra de São Carlos para as futuras gerações é uma das metas do Museu de São Carlos. Na última quinta-feira (11) foi lançado o projeto “Histórias e Memórias da População Negra em São Carlos: a construção de um acervo histórico-cultural” que pretende criar um acervo digital de fotografias, depoimentos e documentos destas comunidades.

Mas para que a população negra sinta-se representada, a diretora do Museu, Joana D'arc de Oliveira explica que é preciso a colaboração de todos. “As pessoas que possuem imagens, documentos, objetos ou conhecem outras pessoas da história da comunidade negra de São Carlos devem entrar em contato com o Museu através do telefone (16) 3373-2708 ou do e-mail museu.cultura@saocarlos.sp.gov.br”.

Ela explica que o material doado será digitalizado e depois devolvido. “Nós faremos duas cópias digitalizadas. Uma ficará no museu e a outra será devolvida para a pessoa juntamente com o documento original”.

Em seguida, todo o material será disponibilizado gratuitamente para consulta na sede do Museu de São Carlos e brevemente em seu site, assim como no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, desde que acordada a doação ao Museu de São Carlos da reprodução digital dos documentos, das fotografias e das entrevistas.

O projeto – Este projeto é uma proposta coletiva de trabalho da Prefeitura de São Carlos, que envolve o Museu de São Carlos e a Divisão de Artes Visuais da Coordenadoria de Artes e Cultura, a Divisão de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e a Assessoria Pedagógica Étnico-Racial da Secretaria de Educação.

O objetivo principal é promover a construção da igualdade social e racial através da valorização da cultura negra de São Carlos. E neste sentido, Museu de São Carlos, que já possui um acervo 100% catalogado e digitalizado composto por documentos, fotografias e objetos referentes à história local, quer construir também um acervo que pretende ser referência da cultura da população negra na cidade.

Leia Também

Últimas Notícias