sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Moda de Viola homenageia Pedro Bento e Zé da Estrada

Um dos integrantes da dupla, Zé da Estrada, completa 86 anos nesta terça-feira; trabalho está disponibilizado no Youtube

22 Set 2015 - 07h47
A dupla gravou cerca de duas mil músicas, em mais de 100 LPs e mais de 20 CDs. Foto: Divulgação - A dupla gravou cerca de duas mil músicas, em mais de 100 LPs e mais de 20 CDs. Foto: Divulgação -

A TV Educativa de São Carlos, através de um especial do programa Moda de Viola, prestou uma homenagem à dupla Pedro Bento Bento e Zé da Estrada, disponibilizada no Youtube (pesquisar: TVE Pedro Bento - é o primeiro resultado da busca).

São vídeos da dupla cantando Seresteiro da Lua, Flor da Lama, Os 3 Boiadeiros, Tropas e Boiadas, A Galopeira, e Chitãozinho e Xororó, mais a declamação de Mágoa de Boaideiro por José Angelo, o apresentador do programa.

Nesta terça-feira, 22, Waldomiro de Oliveira, o Zé da Estrada, está completando 86 anos de idade, ele que nasceu em Botucatu, em 1929. Junto com Pedro Bento, com 80 anos, forma uma das duplas mais tradicionais do mundo sertanejo, dupla que continua em atividade. Pedro Bento na segunda voz e Zé da Estrada na primeira voz.

Curiosamente, na região de Botucatu nasceram cinco expoentes da primeira voz na música caipira: Raul Torres, Serrinha, Carreirinho, Tinoco e o próprio Zé da Estrada. E não muito longe de Botucatu, aqui em São Carlos, nasceu o Pardinho, aquele que é considerado a excelência da primeira voz.

Pedro Bento e Zé da Estrada se conheceram em São Paulo, no estúdio de uma rádio, em 1954, e logo começaram a cantar em dupla, em programas de rádio e em circos. A primeira música que gravaram, foi Seresteiro da Lua, em 1958, e que até hoje é um dos seus maiores sucessos.

Pedro Bento e Zé da Estrada, chamados pelo slogan "os amantes da rancheira", geralmente se apresentam com sombreiros e trajes mexicanos, típicos dos mariachis. Eles tiveram atuação elogiada no cinema, no filme "os três boiadeiros", de 1979, que trata da história retratada na música de mesmo título que se tornou um grande sucesso deles.

A dupla gravou cerca de duas mil músicas, em mais de 100 LPs e mais de 20 CDs. Em 2012, saiu o DVD comemorativo dos seus 55 anos de carreira.  

Leia Também

Últimas Notícias