sexta, 26 de abril de 2024
Mulheres do meio urbano

Divas no Divã é a nova ocupação artística do Sesi São Carlos

07 Nov 2018 - 09h48Por Redação
Divas no Divã é a nova ocupação artística do Sesi São Carlos -

Na ocupação artística, Divas no Divã, as artistas de rua Mariana Jorge e Maria Clara Feitosa propõem o empoderamento feminino por meio da arte. Ao usar diversos estilos artísticos, como a fotografia e o graffiti, elas dão visibilidade aos retratos e pensamentos das participantes do projeto. A obra poderá ser vista a partir de 10 de novembro, aberta para visitação de todos os públicos

O mural é composto por imagens e frases, artistas retratando artistas, mulheres ouvindo mulheres. A obra é uma representação dos maiores sonhos dessas artistas enquanto mulheres e profissionais do meio urbano

Mariana e Maria Clara misturam fotografia, graffiti e tipografia para exaltar as diversidades de raça, de classe e de identidade de gênero. Exercitando também a empatia e o sentimento de comunidade através do afeto, da autoestima e da arte, o mural discute questões como representatividade e empoderamento.

SOBRE AS ARTISTAS

Formada em desenho industrial e mestre em design, Mariana Jorge usa o estêncil como sua principal técnica de criação artística. Desde 2015, ela utiliza as ruas como suporte de sua arte e dá aulas de pós-graduação na Unicamp e no Senac.

Maria Clara Feitosa, por sua vez, é pesquisadora das paisagens urbana e natural, dos retratos e autorretratos com colagem (prática e digital) e lambe-lambe. Integrante do Vertentes Coletivo – Fotografia, Design e Ilustração, ela é formada em Fotografia (2016) e em Medicina Veterinária.

OFICINA DE AUTORRETRATOS EM GRAFFITI

Além da abertura da ocupação artística, as artistas do mural, em parceria com Maria Luiza de Meneses, Ana Clara (Negana) e Madô Lopez, realizarão a oficina de Autorretratos em Graffiti, no dia 10 de novembro, sábado, às 14h. Com a proposta de ensinar a confecção de autorretratos, utilizando recursos do graffiti, como o stencil e o freestyle, elas mostram o passo a passo para a produção autoral e artística.

Ao todo, são quatro horas de aula teórica e prática. Artistas de rua, elas promovem também diálogos com questões importantes como representatividade, autoestima e empoderamento. Voltada aos interessados em aprender sobre autoconhecimento, representatividade e técnicas artísticas, os participantes devem ter a partir de 14 anos para participar do projeto.

SOBRE O PROJETO OCUPAÇÃO ARTÍSTICA NO SESI-SP

Divas no Divã faz parte do projeto Ocupação Artística no SESI-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em plataformas expositivas, recebendo interferências artísticas produzidas em diversas técnicas e materiais. Criada em 2013, a iniciativa promove o contato do público com novas linguagens artísticas, oferecendo-as em locais de grande visualização e circulação. Além disso, propicia o contato direto do espectador com o artista, podendo acompanhar o processo de criação e construção da obra.

Leia Também

Últimas Notícias