Menu
terça, 19 de janeiro de 2021
Cidade

Sessão Astronomia e Cine Observatório dias 27 e 28

24 Jul 2013 - 10h35

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, através do Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel, promove neste sábado, dia 27, a Sessão Astronomia "50 anos da descoberta dos quasares".

O evento será realizado às 21 horas e contará com a palestrante Joseana dos Santos Soares, da equipe do observatório. 

Há 50 anos, astros que foram confundidos com estrelas da nossa própria Galáxia tiveram a sua verdadeira natureza revelada. Esses objetos foram batizados de "fontes de rádio quase estelares", que na língua inglesa rapidamente ganhou o acrônimo "quasar", nome pelo qual esses extraordinários objetos ficaram conhecidos. Esses enigmáticos objetos logo ganharam popularidade: seu nome figura em personagem de quadrinhos, equipamentos de som e até mesmo como perfume. A fonte da aterradora quantidade de energia emitida por esses objetos permaneceu por um bom tempo como matéria de especulação. Atualmente, os astrofísicos acreditam ter achado a chave para o entendimento desses objetos. Na sessão deste sábado, em homenagem ao cinquentenário da descoberta dos quasares, a palestrante falará sobre esses fabulosos objetos e qual o entendimento atual que temos deles.

Cine Observatório

Já no domingo, dia 28, às 20 horas, o Cine Observatório exibirá mais episódios da série "Espaçonave Terra". 

Esta é mais uma opção para os visitantes do Observatório Dietrich Schiel, que além da observação do céu, podem contar com a exibição de filmes, documentários ou animações que fazem  alguma referência a conteúdos astronômicos. 

Sinopse: O Cine Observatório continua exibindo a excelente série francesa "Espaçonave Terra" (Tous sur orbite!) em episódios dublados em português. Os episódios são independentes: não é necessário ter assistido aos episódios anteriores para acompanhar os episódios que exibiremos neste mês. Na exibição desta semana, mostraremos 4 episódios que falam sobre : 13 - A Data inconstante da Páscoa e da Primavera e os Fusos Horários; 14 - Conjunções de Saturno e Vênus com o Sol, a constelação de Órion e as órbitas dos cometas; 15 - Observando a inclinação do eixo da Terra, a luz cinérea lunar, os cometas e os meteoros; 16 - Os Calendários Juliano e Gregoriano, a visibilidade das constelações com as estações e os asteroides.

 Duração: aproximadamente 40 minutos. Classificação indicativa: livre.

A exibição, tem apoio da Vídeo 21.

Tanto a Sessão Astronomia quanto o Cine Observatório têm entrada franca e acontecem no anfiteatro do Observatório, que fica no Campus 1, acesso para pedestres pela Av. Dr. Carlos Botelho, 1465..

Mais informações: Tel.: (16) 3373-9191  

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias