Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Cidade

Movimentação é tranquila na Praça do Mercado

25 Jun 2013 - 11h58
0 - 0 -

Neste momento a movimentação de pessoas ainda é tranquila na Praça do Mercado Municipal, em São Carlos. Cerca de 200 pessoas estão no local e outras estão chegando para um novo ato promovido pelo Movimento Transporte Justo São Carlos.

Às 13h os manifestantes vão sair em passeata rumo à Prefeitura Municipal e a partir das 14h eles seguem até a Câmara Municipal, onde farão uma concentração na Praça Coronel Salles.

Apesar de considerar uma conquista importante, a proposta de redução da tarifa do transporte público em R$ 0,10 anunciada na semana passada pelo prefeito Paulo Altomani (PSDB) não agradou o membros do movimento. Em nota enviada à imprensa eles pedem uma redução ainda maior.

Veja um trecho da nota

Avaliamos que esta sinalização de redução da tarifa é uma clara vitória do Movimento, cuja inserção na sociedade fez a Prefeitura tentar se antecipar ao próprio Ato e anunciar tal medida no início da tarde de quinta. Entretanto, tal vitória deve ainda ser confirmada e pode, a nosso ver, ser ampliada. Declarações do próprio prefeito apontam que há espaço para uma redução maior da tarifa, já que nem sequer a totalidade das desonerações fiscais (PIS, COFINS e contribuição previdenciária) recebida pelas empresas de transporte coletivo foi repassada para esse novo valor da tarifa, sem falar no novo aporte de recursos que será injetado pela Prefeitura na empresa, e que deve servir para reduzir a tarifa, e não aumentar seus lucros. Considerando esses dois aportes de recursos, o valor da tarifa poderia ser de R$ 2,50. Outra constatação do movimento é que a medida anunciada, além de insuficiente, veio de forma um tanto autoritária e voluntarista, decidida a portas fechadas, sem que a Prefeitura chamasse em momento algum o movimento para debatê-la. Isso demonstra uma posição de fechamento ao diálogo e à negociação, que esperamos que seja revista nos próximos dias.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias