quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Ações integradas garantem segurança durante a 40ª edição da TUSCA

18 Nov 2019 - 21h59
Ações integradas garantem segurança durante a 40ª edição da TUSCA - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Pela primeira vez na história da TUSCA (Taça Universitária de São Carlos), uma ação conjunta e planejada garantiu a segurança dos participantes e reduziu os transtornos para a comunidade, bem como o número de ocorrências durante os quatro dias de competições e festas.

O planejamento da logística da TUSCA começou dois meses antes da festa com a integração da Prefeitura de São Carlos, Ministério Público, Polícias Militares, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiro e organizadores do evento. Inúmeras reuniões aconteceram por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) e PM, com o acompanhamento do Ministério Público.  

“É um evento muito grande, com participação de milhares de pessoas o que traz preocupação com a segurança pública. Tivemos algumas ocorrências, mas nenhuma grave”, contou Samir Gardini, secretário de Segurança Pública e Defesa Social. Para ele, “O sistema de segurança pública montada em conjunto com PM, Polícia Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito, Ministério Público e demais secretarias municipais possibilitou um evento sem problemas”, afirmou.

A Polícia Militar trabalhou no policiamento ostensivo do evento. “As reuniões preparatórias, com todos os envolvidos no evento, foram fundamentais para o bom andamento do evento. A Polícia Militar fez o patrulhamento da área externa da Arena e da Tenda TUSCA, além do policiamento dos pontos de ônibus e locais com aglomerações de estudantes e alojamentos. Registramos poucas ocorrências relacionadas a TUSCA”, informou capitão Renato Gonzalez, comandante da Polícia Militar de São Carlos.

Além da parte de segurança, também foram programados medidas na área de saúde para não sobrecarregar o sistema de urgência e emergência do município. Duas UTI móveis, dois ambulatórios médicos e duas tendas de acolhimentos com psicólogos fizeram o atendimento das emergências médicas durante a festa.

O Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano ficou responsável pelo licenciamento do evento. Toda a documentação solicitada ao organizador do evento foi amplamente discutida com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Militar, Seção de Trânsito e Ministério Público. “Fizemos vistorias durante todos os dias do evento em conjunto com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e o Departamento de Fiscalização. Todas as exigências foram cumpridas”, contou Rodolfo Tibério Penela, Diretor de Fiscalização.

Sessenta ambulantes cadastrados na Prefeitura trabalharam na Arena TUSCA e 30 no Ginásio Milton Olaio. Oito ambulantes não cadastrados e de outras cidades foram retirados do evento.  Também houve vistorias para a verificação do cumprimento da legislação de poluição sonora e dos do alvará de licença.

 

Dados Finais de Ocorrências do TUSCA:

Guarda Municipal

Averiguações Aplicativo – 55;

Autuações de Trânsito – 139;

Remoção de Veículos – 7;

Agentes de Trânsito

Autuações – 78 de estacionamento irregular e transporte clandestino;

Policia Militar

65 ocorrências diversas;

34 autuações diversas estaduais;

29 autuações diversas municipais.

 

Leia Também

Últimas Notícias