sexta, 26 de abril de 2024
Dicas

Cartões de crédito: aprenda escapar das taxas dos juros

07 Jan 2022 - 13h20Por Divulgação
Cartões de crédito: aprenda escapar das taxas dos juros -

Os juros do cartão de crédito são a preocupação de muitos brasileiros que, depois de fazerem muitas compras parceladas, aculam dívidas em seu nome. O que parecia ser um bom negócio se torna uma dor de cabeça e muitas vezes um prejuizo.

Não é à toa que muitos deles recorrem a outras formas de pagamento com o intuito de manterem seus nomes limpos.

Se esse também é um problema para você, não se preocupe. No texto de hoje trouxemos algumas dicas para você escapar dos famosos juros dos cartões de crédito. Aproveite e boa leitura!

Eles podem ser evitados

Para evitar tal taxação abusiva, não é preciso que você abandone seus cartões para que possa fazer isso. É possível sim manter um cartão de crédito evitando ter de pagar tais tributos.

Para isso, existem múltiplas opções. Ainda que muitos apostem em soluções exageradas, não é preciso tanto para que seja capaz de evitar o pagamento de tais juros, prejudicando sua condição financeira no fim do mês.

Para que possa lidar melhor com tal cobrança, iremos abordar algumas ideias interessantes para que consiga evitar pagar por estas que são tão comuns nas vidas dos brasileiros. Ao começar por:

Pagamento em dia

Pagar em dia é um dos principais passos para evitar juros altos e abusivos. Afinal, com estes totalmente quitados, não existe motivo pelo qual a credora irá lhe cobrar acima do que foi utilizado por você.

Claro que para manter as contas em dia, é preciso ter muita disciplina. Além disso, planejamento será essencial para que consiga manter tudo em ordem, sendo pago antes do vencimento.

Afinal, é exatamente pelo fato de que pagamos após tal período que ocorre a cobrança dos juros em cima do valor devido. Portanto, levantar as finanças e calcular estas é o primeiro passo para que seja possível evitar tal cobrança.

Cartões sem anuidade

Anuidade também é uma taxa do cartão, que acaba sendo muito inconveniente, visto que pagamos um valor a mais daquilo que utilizamos apenas para, em teoria, “manter o cartão”.

Entretanto, existem diversas entidades que oferecem estes tipos de cartões sem a cobrança de tal taxa, e estas estão ganhando cada vez mais força dentro do mercado comercial.

Um dos maiores exemplos é, sem dúvidas, o Nubank, que apesar de ter um sistema muito criterioso para definir aqueles que podem ou não fazer parte deste, é um dos bancos virtuais que mais tem visibilidade pública, justamente por todas as vantagens oferecidas e um cartão internacional sem anuidade.

Existem ainda outras entidades que oferecem tal opção, sendo necessário que o próprio consumidor avalie o que pode ser mais interessante para o caso dele. A pesquisa se fará muito importante neste quesito.

Vale lembrar que, para aqueles que gostam de ter muitos cartões, um cartão sem tal taxa também possui juros, sendo necessário muita cautela ao se comprometer com estes. Principalmente em casos onde o usuário possui mais de um, fazendo dívidas enormes não apenas com uma única entidade, mas várias.

Pagamento total da fatura

Ainda que um dos tópicos acima trate de pagar está em dia, de nada irá adiantar manter o pagamento constante se este for apenas o mínimo da fatura. Isto apenas irá agravar cada vez mais a situação.

Quando se paga o mínimo, no mês seguinte, a conta, além de vir mais alta, é cobrada uma taxa de juros em cima do mesmo, fazendo com que um valor que antes era X passe a ser bem maior.

Além disso, o mínimo abre brecha para começarmos a criar maus hábitos relacionados à quitação deste débito. Não é estranho ver pessoas se endividando cada vez mais por conta de que só realizavam o pagamento deste.

Sendo assim, o mesmo deve ser evitado a todo custo. É preferível fazer um trabalho extra e pagar a fatura atrasada em alguns dias do que realizar o pagamento do mínimo, que irá se transformar em uma bola de neve cada vez maior, chamada dívida.

Outro fato que deve ser levantado: muitos daqueles que se encontram com o nome negativado no Serasa, por exemplo, chegaram a este tipo de situação por conta de só realizar este pagamento, mostrando, assim, sua periculosidade.

É sim possível

Estas dicas irão lhe ajudar a manter o cartão sob controle, evitando cobranças maiores em sua fatura. Entretanto, é preciso atentar-se ainda mais às responsabilidades que este envolve, sempre gastando apenas aquilo que esteja a seu alcance.

 

Leia Também

Últimas Notícias