sexta, 26 de abril de 2024
Polícia

Agentes da Fundação Casa são ameaçados de morte pelos adolescentes

No último sábado (17) os internos promoveram um tumulto no local, quebrando portas e vidros.

20 Set 2011 - 10h01
0 - 0 -

Após publicação em primeira mão pelo portal de notícias São Carlos Agora sobre um tumulto na Fundação Casa de São Carlos no último sábado (17) a assessoria de imprensa do órgão emitiu nota sobre o ocorrido. Segundo eles, não houve uma rebelião e sim uma simples confusão onde os internos, que já estavam recolhidos em seus quartos, bateram algumas portas e quebraram alguns vidros. A nota também diz que não foi necessária a vinda do Grupo de Intervenção de Ribeirão Preto e que a situação foi controlada pelos próprios funcionários da unidade.

Essas informações foram “desmentidas” por alguns agentes de segurança da unidade que entraram novamente em contato com a redação do SCA. Segundo eles, a direção da Fundação Casa quer “abafar” o caso.

De acordo com os funcionários, a situação foi bem pior do que uma simples confusão que durou alguns minutos. Segundo eles, os adolescentes começaram o tumulto por volta das 7h danificando vidros e portas do estabelecimento. Eles também confirmaram que uma das vans que presta serviço à fundação teve os vidros danificados.

Quanto ao acionamento Grupo de Intervenção de Ribeirão Preto, os agentes disseram que eles foram chamados e chegaram em São Carlos por volta da meia-noite e munidos com escudos e equipamentos especiais fizeram uma revista nos quartos e colocaram os internos no pátio para uma contagem. A situação só foi normalizada por volta das 4h de domingo quando os infratores retornaram aos seus quartos.

Um jovem ficou ferido ao pisar em um caco de vidro, foi socorrido e devidamente medicado.

Novo tumulto

Segundo um dos agentes, no final da manhã desta segunda-feira (19) um novo tumulto foi registrado dentro da unidade. Os internos que estavam no refeitório iniciaram a confusão e novamente chegaram a danificar alguns objetos. A situação foi controlada depois da entrada da equipe de apoio da fundação.

Transferências

Após o tumulto de sábado, alguns internos que deram inicio ao tumulto começaram a ser transferidos para outras unidades. Alguns foram encaminhados ao complexo da Fundação Casa em Ribeirão Preto.

Seguro

O funcionário relatou à nossa equipe que internos de uma das celas não quiseram participar da rebelião e agora estão sendo ameaçados de morte pelos outros infratores.

Ameaças de morte

Os agentes reclamaram da insegurança. Segundo eles, constantemente são ameaçados de morte pelos adolescentes e temem pela própria vida e dos familiares. Desde o final da semana passada os funcionários estão procurando a Polícia Civil para registrar boletim de ocorrência sobre as ameaças. Acompanhe na integra um dos e-mails enviados por um dos funcionários da unidade. “Também trabalho na Fundação Casa de São Carlos e a situação por lá não é das mais animadoras. Após o ocorrido de sábado a ordem não foi plenamente reestabelecida. Há uma extrema irresponsabilidade por parte da direção da unidade, que com a intenção de abafar o caso finge que tudo está normal. Funcionários estão sendo ameaçados de morte em alto e bom som e nenhuma providência e tomada, Os funcionários são obrigados a entrar no módulo mesmo com a situação fora de controle. A equipe de segurança já não dá mais contra de restabelecer a disciplina dos adolescentes e talvez seja preciso que alguém saia gravemente ferido para que alguma providência seja tomada. ”

Leia Também

Últimas Notícias