sexta, 26 de abril de 2024
Entretenimento

Especial da TVE retrata o cantor e compositor Carlos Cezar

27 Jan 2016 - 06h24
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Nesta quinta-feira, 28, o programa Moda de Viola, da TVE São Carlos, apresenta um especial sobre Carlos Cezar, da dupla Carlos Cezar e Cristiano, autor de muitos sucessos da música sertaneja.  

O programa Moda de Viola, da TV Educativa de São Carlos (canal 12 da Net ou 48 em UHF), vai ao ar toda quinta-feira, das 19h20 às 19h50. A edição desta semana, dia 28/01, terá dados biográficos de Carlos Cezar e vídeos de duas músicas com a dupla Carlos Cezar e Cristiano: A Moça do Carro de Boi e O Vai e Vem do Carreiro; e uma música de Carlos Cezar cantando com Zé Fortuna Pitangueira - Esteio de Aroeira, além de vídeos de outras duplas cantando composições dele: Tropas e Boiadas (Paulo & Denio), Riozinho (José Mauro e Polyana), e Berrante de Ouro (Duduca e Dalvan). Terá também a declamação da letra de Moça Caminhoneira, por José Angelo, o apresentador do programa.

João Carlos Cezar Dorácio, o Carlos Cezar, nasceu em 2/06/1942, às margens do Rio Araguaia, mas foi registrado em Pradópolis, na região de Ribeirão Preto.

Carlos Cezar fez uma carreira de sucesso, primeiro na MPB, como músico, produtor, compositor e cantor, com vários discos gravados. Em 1978, mudou pra a música sertaneja. E logo já foi vice-campeão do 1º Festival da Rádio e Tv Record, com a música Tropas e Boiadas.

No 2º Festival, em 1979, três composições de Carlos Cezar com José Fortuna ganharam os três primeiros lugares, disputando com 5 mil concorrentes. A campeã, que acumulou o prêmio de melhor letra, foi a música Riozinho, cantada pelas Irmãs Galvão. Em 2º lugar ficou a música Berrante de Ouro.

O ano de 1981 marcou o início da dupla Carlos Cezar e Cristiano, de maneira auspiciosa, ganhando o 1º lugar no 4º Festival da Rádio e TV Record, com outra música de Carlos Cezar e José Fortuna: O Vai e Vem do Carreiro.

Carlos Cezar e Cristiano, batizados de "Os Cowboys Andarilhos", gravaram cerca de 10 LPs. Carlos Cezar faleceu aos 59 anos de idade, em 2002, quando a dupla estava para gravar o CD comemorativo de 20 anos de carreira. 

Leia Também

Últimas Notícias