quinta, 25 de abril de 2024
Shows especiais

Banda internacional faz apresentações em São Carlos

Participantes do intercâmbio musical promovido pelo Projeto Guri fazem duas apresentações com músicas de seus países

23 Abr 2018 - 12h39Por Redação
A banda Move formada por bateria, percussão, trompete, saxofone, guitarra e baixo promoverá aos presentes um passeio musical - Crédito: Daniel SantosA banda Move formada por bateria, percussão, trompete, saxofone, guitarra e baixo promoverá aos presentes um passeio musical - Crédito: Daniel Santos

Jovens do Malawi, Moçambique e Noruega que participam do programa de intercâmbio Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) farão dois shows em São Carlos no mês de abril: dia 26, às 15h30, no Cemac (Centro Municipal de Arte e Cultura) e no dia 27, às 20h, no Espaço 7.

Os eventos gratuitos e abertos ao público serão promovidos pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – e apresentados pelos artistas internacionais que estão há quase 10 meses vivenciando o intercâmbio musical em São Carlos e São José dos Campos. São eles: Valentino Salimo, mais conhecido por Valé Valentão (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi), Kristoffer Dokka (Noruega), Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega).

A banda Move formada por bateria, percussão, trompete, saxofone, guitarra e baixo promoverá aos presentes um passeio musical com sucessos dos países de cada intercambista, além de faixas autorais.

MOVE

O Musicians and Organizers Volunteer Exchange (Move) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Amigos do Guri, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países).

O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Quatorze brasileiros já participaram do intercâmbio entre essas instituições: Jassá Aquino e Aydan Schmidt visitaram a Noruega no primeiro semestre de 2016, período em que os colegas Eduardo Scaramuzza e Ananda Miranda estiveram no Malawi. Em 2017, a Noruega recebeu Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins; no Malawi ficou Elias Matarazzo e Vitor Lyra Biagioni. Atualmente, temos seis intercambistas no exterior: Gabriel dos Santos e Karoline Ribas, no Malawi; Renan Dias e Marcelo Brito, em Moçambique; e Cintia Galan e Igor Crecci, na Noruega.

Membro da JMI desde 2012, a Amigos do Guri também recebe os intercambistas: em 2016, estiveram aqui os noruegueses Ellen-Martine e Nikolai Gmachl-Pammer; e os moçambicanos Lalah Mahigo e Vando Infante. Em 2017, foi a vez dos moçambicanos Engristia Irina e Tiger Massuco, além dos noruegueses Sandra Skroedal e Ole Berget. No momento, os estrangeiros moram e desenvolvem atividades em duas cidades paulistas: Valentino Salimo (Moçambique), Waliko Gondwe (Malawi) e Kristoffer Dokka (Noruega) permanecem em São Carlos; e Calisto Ricardo (Moçambique), John Mchiswe (Malawi) e Hannah Larsen (Noruega), em São José dos Campos.

Leia Também

Últimas Notícias