sexta, 26 de abril de 2024
Polícia

Prefeitura transfere Cooperativa de Coleta Seletiva para novo barracão

03 Abr 2014 - 20h19
0 - 0 -
As 53 pessoas que compõem a Cooperativa de Coleta Seletiva de São Carlos (Coopervida) estão instaladas, há uma semana, em um novo barracão, localizado no Jardim Ipanema, onde estão recebendo e fazendo a triagem do lixo reciclável coletado em toda a cidade. 
A mudança foi uma iniciativa da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT/CMA), como parte do projeto que prevê o avanço da Coleta Seletiva no município. 
O secretário José Galizia Tundisi (SMDSCT/CMA) explicou que esse novo barracão representa um avanço, principalmente, em relação à qualidade de trabalho do cooperado. “Queremos aumentar a coleta na cidade, ao mesmo tempo, que damos condições de trabalho aos cooperados. Esse novo espaço obedece, de forma mais adequada, as regras do Ministério do Trabalho e das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária. Com isso, esperamos que os cooperados tenham capacidade maior de trabalho, com mais proteção para sua saúde”, disse. 
 Nesse sentido, Tundisi acrescentou que a SMDSCT/CMA deverá fazer acompanhamento da saúde dos cooperados, com orientação para vacinações e outras formas de prevenções de doenças. 
 Em uma área com cerca de três mil metros quadrados, sendo 800 m² de área coberta, foram realizadas as adequações necessárias, com a construção de vestiários masculinos e femininos, além de adaptações para um refeitório, um escritório e uma sala que receberá crianças para projetos de educação ambiental. 
 Natália Vicente, presidente da Coopervida, contou que os cooperados aprovaram o novo espaço e optaram pela mudança assim que a prefeitura liberou o novo prédio. “Algumas poucas coisas precisam ser adaptadas, mas, mesmo assim, decidimos fazer a mudança. Todos os cooperados já estão no novo barracão”, contou. 
A presidente destacou, ainda, que houve um aumento no número de cooperados, e mais pessoas estão mostrando seu interesse de trabalhar na Coleta Seletiva, em São Carlos. “Está mudando e melhorando. Estamos com três veículos e um quarto está chegando. O novo barracão é arejado e muito espaçoso, com local de alimentação adequado, vestiário e banheiros. Muito melhor do que onde estávamos”, afirmou. 
 O local possui, ainda, transformador para as prensas, monitoramento com câmeras de segurança e, como grande diferencial, uma balança para pesagem dos caminhões. 
 Natália explicou que a pesagem era um grande problema da cooperativa. “Antes tínhamos que pesar os veículos em outro lugar, antes de descarregar. Agora, estamos economizando tempo e ganhando em quantidade de material recolhido, além de qualidade durante o trabalho, com tempo para descanso e almoço. Só por termos a balança no mesmo local da triagem nosso trabalho melhorou 90%”, revelou. 
O chefe de Divisão de Fomento à Redução e Controle de Resíduos Sólidos da SMDSCT/CMA, Jarbas Alves, adiantou que nas próximas semanas serão providenciadas as instalações das quatro prensas utilizadas pela Coopervida, mesas para as refeições e a montagem da sala de educação ambiental. “Estamos começando uma nova fase e esperamos regularizar a Coleta Seletiva de São Carlos, atendendo, em breve, 100% do município”, finalizou. 

Leia Também

Últimas Notícias