sexta, 26 de abril de 2024
Próxima Viagem

Uberaba: Roteiro histórico cultural

09 Jun 2018 - 04h44Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Uberaba: Roteiro histórico cultural - Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha Crédito: Eduardo Henrique Ferin da Cunha

Uberaba é uma das principais cidades do interior mineiro. Localizada no Triângulo Mineiro, está em a 500km de Belo Horizonte e São Paulo e 300km de São Carlos. É um município com cerca de 300.000 habitantes e que possui uma excelente infraestrutura urbana e uma intensa vocação para o agronegócio, sobretudo na criação de gado da raça zebu.

O município possui inúmeros conjuntos arquitetônicos e históricos que são abertos à visitação. Citaremos alguns destaques que visitamos recentemente.

Conjunto Histórico e Arquitetônico das igrejas

As igrejas em Uberaba possuem dois aspectos fundamentais: simplicidade e preservação. A simplicidade da construção baseada na fé e religiosidade e a preservação de um patrimônio histórico e arquitetônico muito diferenciado.

Um dos destaques é a igreja de São Domingos construído em estilo neogótico pelos padres dominicanos e inaugurado em 1904. Posteriormente, em 1914 foram construídas as torres em estilo bizantino. Sua arquitetura e beleza histórico vale momentos de visitação. A igreja fica na rua Lauro Borges, 272 e o horário de visitas é de 2ª à 6ªfeira das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Mais informações acessem: www.igrejacentenaria.com.br

Outro destaque é a igreja de Santa Rita, localizada na praça Manoel Terra sn, próximo ao mercado. A igreja foi construída em 1854 e é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Natural. Em seu interior funciona o Museu de Artes de Uberaba que contém um rico acervo em peças barrocas. Funciona de 3ª à 6ª – das 12h às 17h30 e sábados das 8h às 11h30. Não foi possível visitar o museu, mas a impressionante fachada permite belas fotografias. Mais informações enviem email para museu.art.sacra@terra.com.br

Instituições Educacionais

O município possui intensa atividade educacional, porém destaco dois atrativos em que visitei. A primeira é a Faculdade de Medicina da UFTM (Universidade Federal do Triangulo Mineiro). O prédio foi construído para abrigar a Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro na década de 1950 e foi repassado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O prédio fica localizado na rua Frei Paulino, 30 – Nossa Senhora da Abadia, ao lado do Mercado Municipal. Mais informações acessem: www.uftm.edu.br/medicina

Outro destaque é o Colégio Nossa Senhora das Dores, uma escola particular dominicana fundada em 1886, de origem francesa, pela irmã Madre Maria José. Localizada na rua de mesmo nome da irmã, funciona como instituição de ensino fundamental e médio. Mais informações acessem: www.cnsd.com.br

Sítio Arqueológico de Peirópolis

Peirópolis foi uma boa surpresa e aconselho uma visita quando estiver em Uberaba. O distrito fica a 20km do centro, e mantém uma boa infraestrutura rural e gastronômica para o visitante. Logo que você chega percebe a tranquilidade da vida rural, mas aos poucos o local vai ficando lotado de turistas de vão em busca de cultura e boa gastronomia mineira. Aconselho almoço no restaurante Caçarola do Dino (acessem o facebook: @chopperiapeiropolis), um local para provar as delicias comida mineira caseira.

A seguir, visite todo o complexo cultural de Peirópolis, recheado de beleza e simplicidade, com belos jardins e alguns pontos de referência como a Casa do Turista, onde você encontra souvenirs e produtos típicos, ou visite a lojinha Doces Caseiros Peirópolis (você vai adorar a recepção das senhoras doceiras).

Peirópolis é também um sítio arqueológico importante, transformado Uberaba na Terra dos Dinossauros no Brasil, isso porque foram encontrados vários vestígios e relíquias desses animais pré-históricos. No local funciona o CCCP – Complexo Cultural e Científico de Peirópolis mantido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, um centro de referência nacional em paleontologia desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa. No local você pode visitar o Museus dos Dinossauros e a sede do CCCP. A entrada é gratuita e o espaço pode visitado de 3ª à 6ª das 8h às 17h e finais de semana e feriados das 8h às 17h30. Mais informações acessem: http://www.uftm.edu.br/proext/cccp

Museu e ExpoZebu

Uberaba é um dos maiores criadores brasileiros de bovinos da raça zebu e para mostrar essa vocação, funciona no parque Fernando Costa, a Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Quando visitei Uberaba, pude conhecer o Museu do Zebu, um importante atrativo cultural que conta a história da raça zebu no Brasil e no mundo, além claro do museu a céu aberto que fica em todo o Parque Fernando Costa. Visitei também a 84ª Expozebu, a maior feira de zebu do mundo, que acontecia no período, com várias atividades, como premiações, leilões de gado e exposição de zebus premiados, uma excelente praça de alimentação e shows ao vivo.

Serviços: Alimentação e Hospedagem

O município também oferece excelentes opções de hospedagem. Ficamos hospedados no Harmonia Fazenda Hotel, na beira da MG050, um espaço muito bonito e tranquilo, mas que precisa de alguns cuidados e confesso, que o preço não foi muito convidativo pela oferta do local, mas mesmo assim caso desejarem conhecer acessem: www.harmoniahotelfazenda.com.br

Por fim não poderia deixar de indicar um excelente barzinho para quem gosta de curtir a noite, a Crafters Beer & Beef (www.craftersbeer.com). Aconselho a pedir os chopps sugeridos pela casa e o prato Boi Verde e a Vaca Azul (filet mignon ao creme de gorgonzola e nozes) e claro, a deliciosa Provoleta, uma peça de provolone como petisco.

Assim é Uberaba, uma cidade moderna e cultural, com preservação do patrimônio histórico, religiosidade e claro, eventos que demonstram a força do agronegócio na região.

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no meu canal no youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem e gastronomia.

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Eduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 42 anos, casado com Aline Luz, pai de uma menina de 18 anos, a Gabrielle. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador, agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 21 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias