quinta, 18 de abril de 2024
Seja Mais

Respeito

27 Nov 2018 - 09h37Por (*) Ju Ferraz
Respeito -

Você se respeita? Qual o respeito que você tem por si mesmo e pelo o outro?

Geralmente o primeiro impulso que temos é julgar o outro de imediato, sem tentar entender o motivo que o faz tomar essa ou aquela decisão. É medir o outro por nossa própria medida. Mas se você entender que cada ser humano é único em sua essência, como achar que a medida de um servirá para o outro de forma exata? já parou para pensar sobre isso?

Quando fazemos uma análise comportamental, tanto individual como em grupo, percebemos que nossos perfis mesmo semelhantes, são diferentes, quando entendemos o nosso perfil e entendemos que as pessoas são diferentes na forma de pensar, agir, resolver algo; conseguimos olhar para o outro com mais amor, mais compreensão, mais respeito.

Quando não nos respeitamos, consequentemente não respeitamos a outra pessoa e se não nos respeitarmos, quem irá nos respeitar?

Precisamos respeitar nossos limites, nosso sim, nosso não, não precisamos concordam com todas as pessoas, mas precisamos respeitar o outro para que possamos conviver em harmonia. Para vivermos em paz com nós mesmos, não é preciso ter a cor do cabelo do outro, a cor dos olhos do outro, a mesma roupa, o mesmo sapato, a mesma bolsa, o mesmo carro, enfim, só temos tranquilidade interior quando aprendemos a nos respeitar e nos conhecer verdadeiramente.

Por isso, o melhor remédio para que o respeito exista é o autoconhecimento, se você ainda não se respeita ou não tem o respeito das pessoas a sua volta, talvez você ainda não saiba o básico sobre si próprio, você não se dá o valor necessário por quem você é, você provavelmente vive se culpando ou se queixando o tempo todo, mesmo sem perceber.

Todos os dias são oportunidades de aprendizado, de treinamento para sermos melhores do que ontem, de saber até onde somos capazes de chegar hoje e como podemos nos desenvolvermos um pouco mais amanhã. Isso é possível através dos desafios que superamos todos os dias, não são fáceis, mas com treinamento e busca constante por autoconhecimento é possível.

Sempre é hora que recomeçar, você se respeita o suficiente para investir em você? fazer um novo curso?,  mudar sua profissão?, se especializar no que gosta de fazer?, saber dizer não? entre outras decisões.

Lembre-se, assim como você, o outro só dá o que ele tem. O que você fará essa semana para se respeitar mais?

Um grande abraço e até o próximo artigo.

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias