quinta, 18 de abril de 2024
Colunistas

PRÓXIMA VIAGEM: Itirapina, a mobilização comunitária na organização de festas tradicionais

21 Out 2017 - 03h27Por (*) Eduardo Henrique Ferin da Cunha
Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha - Foto: Eduardo Henrique Ferin da Cunha -

Itirapina é uma cidade do interior de São Paulo, a cerca de 200km da Capital e possui população estimada em 15.000 habitantes. É um povo muito acolhedor e que tem uma grande articulação comunitária!

No cenário turístico, a cidade é conhecida por seus atrativos de ecoturismo e aventura, tais como: a represa do Broa, a cachoeira do Saltão, a Estação Experimental e Ecológica, dentre outros, mas também possui uma rica história ligada à época áurea da ferrovia. Além de tudo isso, possui diversas manifestações culturais e artísticas e destacamos nesse texto dois eventos: a Festa do Milho e a feira dos produtores rurais, artistas e artesãos e recentemente no último final de semana (12 a 15 de outubro) aconteceu a Festa das Nações, organizada pelo Comtur (Conselho de Turismo) e Prefeitura Municipal.

A FESTA DAS NAÇÕES

Realizada após 27 anos, em 2017 ela foi resgatada pelo Conselho de Turismo e Prefeitura Municipal. O evento contou com apresentações artísticas - dança e música - e boa gastronomia de vários países: Portugal, Espanha, Estados Unidos, Países Árabes, África do Sul e Reino Unido, além claro, da comida brasileira. Experimentamos, dentre outras iguarias, o hambúrguer americano, a batata inglesa, o legitimo pão de queijo brasileiro e a esfiha árabe. Para o ano que vem, o evento tem programação para continuidade.

A FESTA DO MILHO

Várias cidades do interior paulista realizam a festa do milho, porém em Itirapina, o cenário é diferente! Há uma grande mobilização de empresários, comunidade e o poder público para organizar todo o evento. A festa está em sua 47ª edição e é realizada anualmente pela Paróquia Santo Antônio. Recebe um público estimado de 2.500 pessoas e acontece normalmente no mês de março, combinando com a colheita do milho.

Entre as opções gastronômica da festa destacam-se: pamonha, curau, bolo, milho cozido, cuscuz, sopa de milho, sorvete, pastel e doces caseiros. A matéria-prima base vem de doação de proprietários rurais e a transformação nos deliciosos produtos é realizada por um "batalhão" de gente, que trabalham voluntariamente.

FEIRA DOS PRODUTORES RURAIS, ARTISTAS E ARTESÃOS

A feira dos produtores rurais, artistas e artesãos de Itirapina é outro evento com exemplo de mobilização comunitária. Idealizada por Benedita Cypriano, com apoio da Prefeitura Municipal de Itirapina a feira acontece quinzenalmente, no segundo sábado de cada mês. O início oficial da festa foi no dia 7 de setembro de 2012, porém ações isoladas já aconteciam três anos antes.

A feira mobiliza produtores rurais da cidade, que trazem a sua colheita para venda na praça central. São produtos como: verduras, legumes, frutas, mas também alimentos processados in natura, tais como: mel, molho de pimenta, pães caseiros, bolos artesanais, entre outros. No mesmo espaço, acontece apresentações de artistas, tais como: violeiros, bandas, danças e exposições de quadros e outras artes.

Além desses produtos, o visitante também pode conhecer o artesanato típico da cidade de Itirapina, com destaque para o Saco V, um artesanato feito com cânhamo e que conta história através do bordado resgatando a história de Itirapina.

Como ressaltamos, o grande destaque da realização desses eventos, é a força da comunidade que se une para desenvolver projetos. A mobilização é tão forte, que a cidade já elaborou um Plano de Desenvolvimento Local aprovado em Câmara Municipal em 2015 e ainda hoje desenvolve outros projetos.

A mobilização comunitária, é de fato, um caso a ser estudado e um exemplo para outras cidades!

Faço um convite para visitar o meu site: www.caminhosdoturismo.com.br ou acompanhar as minhas redes sociais: facebook.com.br/sitecaminhosdoturismo e instagram.com/caminhosdoturismo. Assista também aos vídeos no canal youtube.com/caminhosdoturismo.  Nelas vocês vão encontrar dicas de atrativos turísticos, hospedagem, gastronomia, enologia e eventos.  

Qual é a sua próxima viagem? Programe-se!

SOBRE O AUTOR

Foto: DivulgaçãoEduardo Henrique Ferin da Cunha, Mtb nº 0081757/SP, 41 anos, casado, pai de uma menina de 17 anos. Apaixonado por viagens, vinhos, gastronomia e fotografia. Graduado em Marketing pela Universidade Paulista, pós-Graduado em Gestão de Marketing pela Unicep São Carlos; em Educação Profissional e em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pelo Senac São Paulo. Possui extensão em Gestão do Terceiro Setor, Desenvolvimento Local, Rede Social pelo Senac São Paulo e The Johns Hopkins University. Tem formação em Turismo Sustentável e Desenvolvimento Local e em Áreas Rurais pelo Centro Internacional de Formação da OIT Turim. Atua como mediador de redes sociais e agente de desenvolvimento local e em projeto de Regionalização de Turismo em 25 cidades do Estado de São Paulo. Experiência em Desenvolvimento Turístico, Marketing, Empreendedorismo, Gestão de Projetos Sociais, Rede Social, Desenvolvimento Local e Responsabilidade Social Empresarial.

Leia Também

Últimas Notícias