terça, 23 de abril de 2024
Artigo Netto Donato

Porque devemos eleger deputados comprometidos com São Carlos

28 Set 2018 - 20h02Por (*) Netto Donato
Porque devemos eleger deputados comprometidos com São Carlos -

O debate sobre as eleições está fervendo nas redes sociais e começa a ganhar as ruas, dentro dos locais de trabalho, estudo e no transporte público. Todos estão na expectativa em relação a quem irá comandar os rumos do país, com o foco voltado para a eleição presidencial. Entretanto, além da disputa pela Presidência, há outros votos tão importantes quanto a decisão sobre o novo presidente.

É fundamental pensar bem e escolher com cautela os candidatos a Deputado Federal e Deputado Estadual. Geralmente, os votos para o Legislativo são decididos em cima da hora da eleição e baseados nas colinhas usadas para votar no Governador e, principalmente, no Presidente. Desta forma, a escolha de nossos representantes nas casas legislativas acaba negligenciada, o que pode nos prejudicar no futuro.

Além da função de propor e aprovar leis, além de fiscalizar os atos do poder Executivo, os Deputados estaduais e federais são os principais responsáveis pela interlocução entre os munícipios e o governo estadual ou federal. Ou seja, é extremamente importante eleger deputados que tenham compromisso com nossa cidade, garantindo acesso aos recursos e parcerias com os governos. Além disso, os deputados também podem destinar emendas orçamentárias para projetos no município, reforçando a importância da ligação entre os parlamentares e nossa cidade.

Há diversas figuras conhecidas, como artistas, ex-atletas e personalidades midiáticas disputando a eleição para deputado. Podemos ter vontade de votar nessas pessoas, pelo fato de as conhecermos pela exposição na TV. Porém, é fundamental pesquisar e analisar qual o real compromisso elas terão dentro das casas legislativas e, principalmente, se estarão à disposição para beneficiar a nossa cidade.

O próximo período será marcado por dificuldades para o poder público, tanto Federal como Estadual e Municipal, realizar investimentos.

Sendo assim, é importantíssimo pesquisar e procurar por candidatos comprometidos com o desenvolvimento de nossa cidade, garantindo a luta por recursos dentro do parlamento.

Deixar para votar em algum candidato só por estar na colinha do Presidente ou porque o conhecemos da TV pode ter consequências ruins para o futuro de nossa cidade, resultando em menos investimentos e piora na qualidade de vida.

(*) O autor é advogado, especialista em Direito Público e mestre em Gestão e Políticas Públicas, na Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP.

O exposto artigo não reflete, necessariamente, o pensamento do São Carlos Agora.

Leia Também

Últimas Notícias