domingo, 19 de maio de 2024
Dia a Dia no Divã

Imprevistos

02 Mar 2020 - 07h00Por (*) Bianca Gianlorenço
Imprevistos -

O nosso dia a dia é repleto de imprevistos, mas as vezes não conseguimos lidar com eles. Planejamos o nosso dia de forma idealizada, hoje vou fazer isso, fazer aquilo, mas esquecemos muitas vezes que os imprevistos surgem, e eles servem para testar nossa capacidade de adaptação.

Charles Darwin, que disse: "Não é a espécie mais forte que sobrevive, mas a que melhor responde à mudança".

Em certos momentos, a vida nos surpreende. Ou através de notícias inesperadas ou através de um evento. A primeira reação surpresa pode nos levar a sentir um medo que nos paralisa. Também podemos sentir tristeza nos levando a inatividade e negação do fato, não “queremos acreditar” que tal coisa está acontecendo. Podemos também sentir raiva e descontentamentos. Logos pensamos que não temos sorte, que tudo acontece comigo, não gente, imprevistos acontecem com todos. Ninguém escapa!

Essas emoções nos levam a pensar em maneiras de nos adaptarmos as mudanças. Precisamos nos reinventar seja pessoalmente ou profissionalmente. Mas isso nem sempre é fácil.

Listo algumas dicas para lidar com os imprevistos:

1. Não reaja impulsivamente

Faça uma pausa, encare os fatos e reflita sobre estratégias para resolver a situação.

O mais importante na hora de lidar com imprevistos é evitar ser impulsivo e, dessa forma, fazer algo que possa gerar arrependimentos. Os primeiros instantes antes de agir são provavelmente os mais difíceis de gerir, mas também os mais cruciais. Por isso é tão importante manter a calma e evitar se deixar levar pelo impulso do momento.]

2. Foque nos seus objetivos de longo prazo.

Todos temos objetivos a curto, médio e longo prazo, o importante aqui é focar nos de longo prazo, pois assim priorizamos nossas necessidades futuras para agir diante da situação. Além disso, desse modo conseguiremos nos distanciar dos problemas e poderemos observá-los a partir de várias perspectivas.

3. Mantenha uma atitude positiva.

Manter uma atitude positiva é uma grande vantagem em uma situação inesperada, em quase todas as situações, poderemos sempre extrair algo positivo. Muitas vezes o que parece ser um problema, ou inclusive um desastre, pode ser uma oportunidade. Isso se deve ao fato de que um evento negativo pode despertar uma ambição, uma motivação e a persistência que conduz ao progresso e ao êxito.

4. Você não está sozinho.

Conversar com pessoas pode lhe ajudar a enxergar outros pontos de vista e outras estratégias para lidar com a situação.

Lembre-se é impossível impedir os imprevistos, como o nome diz, eles vêm nos visitar sem previsões, então identificá-los e conseguir pensar sobre eles é a forma mais saudável de confrontá-los!

(*) A autora é graduada em Psicologia pela Universidade Paulista. CRP:06/113629, especialista em Psicologia Clínica Psicanalítica pela Universidade Salesianos de São Paulo e Psicanalista. Atua como psicóloga clínica.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias