sexta, 19 de abril de 2024
Seja Mais

Falta de respeito

23 Jul 2019 - 08h12Por (*) Ju Ferraz
Falta de respeito -

Você já parou para analisar e refletir que, algumas de suas atitudes, mesmo que você não perceba, podem repercutir um dano para a outra pessoa?

Aquilo que uma pessoa faz, não pode acarretar um prejuízo para o outro, e quando acontece esse prejuízo, ocorre em primeiro lugar, a falta de respeito com o próximo. Cada pessoa tem uma forma de lidar com as várias situações, desafios e limitações da vida. O respeito é fundamental para que exista uma convivência harmoniosa, tanto para consigo mesmo, quanto para com as pessoas que convivemos ou que acabamos de conhecer.

Respeito significa a consideração e atenção que temos pelo nosso próximo e quando ultrapassamos o limite do outro, estamos desrespeitando não só a pessoa com quem nos conectamos naquele momento, mas também a nós mesmos.

Quando, mesmo que sem querer, desrespeitamos a outra pessoa, significa que nós estamos tão mal com nós mesmos, que projetamos no outro as nossas tristezas, nossos medos, nossas limitações; e sem perceber, faltamos com respeito com nossos familiares, nossos colegas de trabalho, nossos professores e com quem mais aparecer em nosso caminho naquele momento de pânico e desequilíbrio emocional.

Como podemos amenizar essa situação? Como sermos pessoas mais respeitosas?

Autoconhecimento é a palavra chave para a maior parte das dificuldades que enfrentamos em nossa vida. Desenvolver o autoconhecimento, nos faz entender quem somos, o que queremos, quais nossos limites, nossos talentos, nossas falhas e como podemos melhorar sempre que esbarramos em um de nossos limites. Autoconhecimento, nos faz enxergar quando ainda não estamos fortes o suficiente para continuar sozinhos e precisamos de ajuda.

Abra-se ao novo, as novas possibilidades, novas oportunidades. Deixe que sua mente se conecte aos novos conhecimentos e se expanda de forma saudável e produtiva.

Lembre-se quando você não respeita o próximo, você não se respeita. Se você conseguir perceber isso e entender que você pode ser uma pessoa melhor a cada dia, você será muito mais feliz, terá mais plenitude, paz interior e mais alegria verdadeira.

Que o autoconhecimento e aprendizado faça sempre parte de sua vida, muito obrigada, um grande abraço até o próximo artigo!

(*) A autora é Palestrante Motivacional, Escritora, Professora, Facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. 

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias