quinta, 28 de março de 2024
Seja Mais

Escolha profissional. Você conseguiu?

28 Ago 2018 - 07h58Por (*) Ju Ferraz
Escolha profissional. Você conseguiu? -

A profissão que você tem hoje te faz bem? Te traz saúde? Alegria? Vontade de ser ainda melhor no que faz?

Nossa vida é repleta de muitas escolhas, todos os dias somos bombardeados de situações que nos obrigam a escolher a melhor solução possível. Porém, a escolha da profissão, em geral, é uma das mais difíceis de fazer, principalmente na transição da adolescência para a vida adulta, onde os jovens precisam tomar a melhor decisão para seu futuro.

Nesse período eles sofrem uma forte pressão dos pais, familiares, amigos, até mesmo professores. E cada qual dão seu próprio ponto de vista em relação às melhores profissões a se escolher, dentro de sua própria vivência e experiência.

Muitos palpiteiros de plantão impõe seus próprios valores e conceitos, dizendo frases como: “esta profissão dá mais dinheiro”, “nesta você será mais valorizado”, porém, tudo isso é visão somente daquela pessoa que deu o palpite, que muitas vezes não foi por mal, mas sim por uma simples falta de amplitude de conhecimento, mas o que você realmente quer fazer na sua vida? O que fazer para tomar a melhor decisão independente da idade?

Todos nós temos perfis únicos, muitos semelhantes, mas cada um com o seu. Por esse motivo, muitos profissionais, inclusive de coaching, que trabalha com desenvolvimento do autoconhecimento e fortalecimento das pessoas, geralmente, iniciam o atendimento do cliente com uma análise de perfil, que tem a função de servir como um mapa de sua vida atual, levantando qual o seu perfil padrão, com um gráfico natural e social que norteia sua vida hoje. Diante da visualização deste mapa você consegue entender o motivo no qual você age desta ou daquela forma e como poderá fazer para fortalecer este ou aquele ponto de melhoria em sua vida, ou seja, é uma excelente técnica utilizada para o autoconhecimento.

Deixo algumas dicas simples para descobrir qual profissão melhor se encaixa com o seu perfil e como você pode realmente fazer as melhores escolhas diante das incertezas na hora de escolher a melhor carreira:

Se descubra, o autoconhecimento na maioria das vezes soluciona muitos intempéries que vivemos por simples medo de dar o primeiro passo;

Pesquise, saiba quais as profissões que existem, o que elas trazem de bom para o mundo e quais mais tem a ver com o seu perfil, com seus valores;

Tome uma atitude, de nada adianta se conhecer, saber quais profissões mais tem a ver com você se você não agir em busca do que quer. A ação é imprescindível e se sozinho (a) não conseguir, vá em busca de apoio, mas aja.

Fica para reflexão, a sua profissão atual agrega o que a você e ao mundo? Faça uma lista dos pontos positivos e negativos, chegue a uma conclusão de qual a melhor decisão que pode tomar hoje para realmente viver sua vida de forma de forma plena deixando um legado positivo no mundo.

Abraços e até o próximo artigo!

(*) A autora é uma profissional facilitadora do autoconhecimento e auxilia as pessoas a transformarem seus objetivos em resultados, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br.

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Leia Também

Últimas Notícias