Menu
terça, 19 de outubro de 2021
Seja Mais

Desenvolvimento intelectual

22 Mai 2018 - 05h28Por (*) Ju Ferraz
Desenvolvimento intelectual -

Como anda o seu desenvolvimento intelectual?

O quanto você se dedica e aproveita as oportunidades de aprender algo novo e edificador para sua vida?

Ter a mente em desenvolvimento, significa possuir o foco necessário para o contínuo aumento de nossas capacidades e habilidades.

No desenvolvimento intelectual, o aprendizado acontece de forma gradual, de acordo com o esforço que cada pessoa faz na busca do desenvolvimento contínuo.

Cada vez que nos dedicamos ao novo, abrimos nossa mente a novas possibilidades e nos permitimos agir sem julgamentos e paradigmas; nosso processo de desenvolvimento intelectual fica mais rico de informações úteis e que realmente irá nos levar a um próximo nível de conhecimento.

Mas no que ajuda você se desenvolver intelectualmente?

Isso depende do que você busca na vida como um todo. Se você quer realmente usar todo o potencial que você tem, como ser humano poderoso que é, para ajudar a si mesmo e ao próximo, com certeza o se desenvolver intelectualmente será muito importante, pois só oferecemos o que já temos. Com nosso intelectual desenvolvido obtemos mais força emocional, ficamos mais seguros de si, superamos os desafios com maior tranquilidade e resultado positivo, temos mais capacidade de alteração do meio em que vivemos, influenciando as bases dos acontecimentos.

Agora se para alguém, viver no mundo agindo na média, já é o suficiente, a escolha é somente dele. Porém, estará perdendo grande chance de usar todas a suas qualidades.

Mas como saber se você precisa ou não melhorar seu desenvolvimento intelectual?

A resposta você terá respondendo a si mesmo as perguntas abaixo:

- Hoje, você está satisfeito com o seu grau de conhecimento?

- O quanto você consegue compreender o que acontece ao seu redor e quais as conexões que esses acontecimentos traz para sua vida?

- Quais vivências, bagagens mentais, referências você tem e utiliza para sustentar suas argumentações?

Aproveitamos melhor o que vivemos, as oportunidades de interação com outras pessoas (direta ou indiretamente) e o que estudamos de maneira formal ou não quando mantemos sempre essa chama vibrante dentro de nós. Assim, começamos a perceber que a capacidade de nos desenvolvermos aumenta de forma significativa e será muito gratificante.

 Fique atento(a) para nosso próximo artigo que será sobre Saúde e disposição. Ótima leitura e reflexão!

(*) A autora é Coach, Palestrante, Analista Comportamental DISC, da cidade de São Carlos, graduada em Administração de empresas, no Centro Universitário de Araraquara, pós em gestão de produção pela UFScar, Coaching pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching. Contato e sugestões: faleconosco@saocarlosagora.com.br

Esta coluna é uma peça de opinião e não necessariamente reflete a opinião do São Carlos Agora sobre o assunto.

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias