terça, 28 de maio de 2024
Colunistas

Coluna de Tati Zanon: Gigantes contra a corrupção

17 Set 2015 - 09h44Por Tati Zanon/Colunista
0 - 0 -

Quando Tiririca lançou sua campanha à candidatura política há alguns anos, certamente não imaginava que sua "Florentina de Jesus" já não seria a referência mais notória relacionada ao hoje deputado federal, mas sim sua célebre frase de campanha. Infelizmente, Tiririca estava enganado.

Depois do "Pior que tá, não fica", tivemos conhecimento-  e/ou confirmação- de que muitos daqueles que deveriam nos representar e lutar por nosso bem-estar e pela melhora de nossas diversas instituições  nada mais faziam, entre outras coisas, além de receber muito "pixuleco" para manter o bem-estar individual.

Diante de todos os acontecimentos expostos incansavelmente nos últimos meses, especialmente pela imprensa, relevantes atores da administração pública do país uniram-se e lançaram, através do Ministério Público Federal, o projeto "10 medidas contra a corrupção", que tem como principal bandeira não somente o combate à corrupção que se instalou no país, mas também o combate à impunidade.

Dessa forma, um hot site foi lançado no qual é possível visualizar 10 medidas que vão ao encontro do objetivo do projeto, sendo que, entre elas, está a criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos, a responsabilização dos partidos políticos e criminalização do famoso Caixa 2, o aumento de penas e crime hediondo para corrupção de altos valores e a prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado.

Mas o mais legal do projeto, em minha opinião, é que todos nós podemos ativamente participar do mesmo. De que maneira? Colhendo assinaturas de apoio a essas medidas, com o objetivo de transformá-las num projeto de lei de iniciativa popular.

Para mim, a cada dia, fica claro que nossa administração pública pouco se importa conosco. Se assim não fosse, em vez de aumentar e criar novos impostos para cobrir os rombos causados pela incompetência gestora e descaso deles próprios, certamente se empenhariam em recuperar os bilhões desviados pelos inúmeros "assaltantes" dos cofres públicos, e isso é só um exemplo que cito através do qual seria possível reaver nosso dinheiro e cobrir, com sobra, a dívida pública do país. Porém, é muito conveniente que paguemos as burradas, afinal todos sabemos que cada um dos importantes (ou nem tão importantes) políticos têm muitos amigos envolvidos nessa "maracutaia" sem fim, e  não vão querer mexer no bolso deles, correto?...

Acredito que o "10 medidas contra a corrupção" será um dos poucos projetos que realmente ajudarão a recolocar o Brasil nos trilhos. Portanto, querido leitor, não tenha preguiça de colher assinaturas ou, pelo menos, de dar publicidade máxima a essa campanha, seja por suas redes sociais ou pelo antigo, mas não menos importante, "boca a boca". Nosso país tem um potencial incalculável para se tornar um exemplo para o mundo. É fundamental, no entanto, que tenhamos um pouco mais de entusiasmo para tornar isso possível. Afinal, contradizendo Tiririca, a coisa ainda pode ficar muito pior.

Site "10 medidas contra a corrupção"- http://www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas

As informações acima são de responsabilidade do autor.

Leia Também

Últimas Notícias