sexta, 29 de março de 2024
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Coluna de Paulo Cereda: Foco no cliente

08 Set 2015 - 13h43Por Paulo Cereda Colunista
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Quem são meus clientes? Onde eles estão? Quais seus hábitos?

Estas e outras perguntas são fundamentais para que o empresário conheça bem o perfil de seu público-alvo. Muito embora isso pareça óbvio é grande o número de empreendedores que não sabem responder com eficiência as perguntas feitas acima, ou seja, não fizeram nenhum tipo de segmentação de mercado. Isso certamente terá impacto na comunicação da empresa, estratégia de precificação, promoções, escolha do ponto, enfim, em todo o mix de marketing da empresa.

Pode parecer difícil, mas com bom senso e empenho isso pode ser resolvido.

Uma boa dica para iniciar o trabalho de traçar o perfil de seu público é chamar a sua equipe para uma reunião e em uma cartolina ou folha grande colada numa parede, convidar as pessoas a apontarem características comuns à maioria dos clientes de sua loja.

Após este exercício, muitas dúvidas surgirão como, por exemplo, quantas pessoas pertencem a uma determinada classe sócio econômica. Esta e outras informações demográficas podem ser encontradas na internet. Outras informações podem ser compradas de empresas de pesquisa de mercado e as que faltarem podem ser obtidas com uma pesquisa feita com este propósito.

Arregace as mangas e mãos à obra. Nós estaremos à disposição para ajudar no processo de segmentação de mercado de sua empresa. Na próxima semana vamos apresentar algumas decisões que podem derivar deste processo.

As informações acima são de responsabilidade do autor.

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