quinta, 22 de fevereiro de 2024
Colunistas

Artigo Edgard Andreazi: A f a s t a d o, afastamento, a f a s t a r

16 Jun 2017 - 13h40Por (*) Edgard Andreazi
Foto: Divulgação - Foto: Divulgação -

Que um dos maiores problemas de nosso país é educação não há dúvida. Que a língua portuguesa pode ser considerada complicada, tudo bem, que o brasileiro não tem o hábito da leitura, encontrando dificuldade de interpretar textos, também é fato, mas, ter um Presidente da casa de maior referência no quesito legislação, que não sabe ler, já é o fim da picada.

Caro Senador Eunício Oliveira, DD. Presidente do Senado Federal, o Ministro Edson Fachin determinou o afastamento do Senador Aécio Neves. Que parte do despacho o Senhor não entendeu?

Senador, A F A S T A M E N T O é um substantivo masculino. Mas não vamos entrar nesta questão, pois certamente haverá muita dificuldade por parte do Sr. Identificar que um substantivo é o que dá evidência a substância, a essência.

Como substantivo, A F A S T A M E N T O é uma variação de A F A S T A R, então verbo, que significa, AFASTAR. Simples assim.

Já o adjetivo A F A S T A D O, igualmente significa AFASTADO, também da forma mais rudimentar possível. Pena que a interpretação plena do adjetivo não possa fazer parte desta nossa conversa, pois a falta de interpretação pela ignorância declarada não deu obediência a uma determinação do Supremo Tribunal Federal.

É muito comum, quando da dúvida do significado de algumas palavras, recorrermos ao dicionário, uma forma muito prática de darmos entendimento a um vocábulo "difícil". Senador, vocábulo no contexto quer dizer palavra.

Se existiu alguma dúvida em relação a interpretação da palavra A F A S T A M E N T O, deveria ter recorrido aos sinônimos, que significam análogos, semelhança.

Ao substantivo A F A S T A M E N T O, considerando os fatos em questão, o ato de afastar, encontramos como sinônimos: Partida; Retirada; Desocupação; Desligamento; Saída; Expulsão; Separação; Exclusão; Licenciamento; Deposição; Demissão; Exoneração; Destituição; Dispensa e Impeachment.

O verbo A F A S T A R, que representa a ação, têm como substitutos também inúmeros correlatos: Retirar; Separar; Distanciar; Remover; Tirar; Expulsar; Banir; Rechaçar; Enxotar; Afugentar; Isolar; Despedir; Privar; Desligar; Exonerar; Dispensar; Destituir; Demitir; Impedir. Todos muito bem relacionados ao tema em discussão.

Na eventualidade de uma injustiça pela forma que pudesse ter atendido a uma determinação do STF, não haveria dolo de sua parte, porém ocasional agressão ao direito deveria ser requerido pela parte que viesse se sentir prejudicada. Não pagamos seu alto salário para defender acusado, até mesmo lembrando que não se trata de uma simples recomendação de afastamento para se verificar eventual irregularidade, pois o acusado teve pedido de prisão requerido pela Procuradoria Geral da República.

Nossos três poderes estavam a causar inveja a muita facção criminosa, porém esse abuso do recurso da ignorância, a política do "eu não sei de nada", não mais incrimina, mas causa vergonha.

As informações acima são de total responsabilidade do autor.

 

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/edgard_andreazi_nova_t140.jpg

(*) O autor, 52 anos, Empresário de Contabilidade, Graduado pelo Centro Universitário Claretiano, Pós-graduado em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio.

e-mail - edgard@andreazimoreira.com.br

facebook - Edgard Andreazi Moreira

Leia Também

Últimas Notícias