sexta, 29 de março de 2024
Brasil

Vacinação contra gripe começa dia 4 de maio

29 Abr 2015 - 09h32Por Portal do Estado de São Paulo

A campanha de vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, começa segunda-feira, dia 4 de maio. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar 11,8 milhões de paulistas. O número corresponde a 80% das 14,7 milhões de pessoas que formam o público-alvo da campanha. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan.

A dose estará disponível na rede pública para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade. Também serão imunizados idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população carcerária, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde do Estado.

O Estado vai disponibilizar a vacina em mais de 6 mil postos, entre fixos e volantes, além de 2.933 veículos, nove ônibus e quatro barcos. Ao todo serão mais de 37 mil profissionais da área da saúde, estaduais e municipais, envolvidos na ação, prevista para ir até o dia 22 de maio.

O "Dia D" da campanha de vacinação contra a gripe, com postos fixos e volantes, será no sábado, dia 9, das 8h às 17h. Nos demais dias, as unidades fixas vão funcionar de segunda a sexta-feira também das 8h às 17h.

A diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato, destaca que a vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia. "A vacina não tem capacidade alguma de provocar gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção", afirma.

Leia Também

Últimas Notícias