segunda, 26 de fevereiro de 2024
Brasil

Mudança brusca de temperatura requer cuidados extras com a saúde

07 Abr 2017 - 15h31Por Redação
Foto: Arquivo/SCA - Foto: Arquivo/SCA -

A Secretaria da Saúde alerta para os cuidados que devem ser tomados neste período de grande amplitude térmica. São medidas tomadas no dia a dia que evitam problemas de saúde. Outras doenças se agravam nesses períodos de chuva, ondas de vento, de frio e de calor. É provável que as pessoas alérgicas, que sofrem de rinite, sinusite ou bronquite passem por fortes crises.

Como alergia não tem cura, o ideal é investir em prevenção. Evitar os agentes que despertam a doença, como o acúmulo de pó, por exemplo, é uma saída para amenizar as crises. Consequentemente essas atitudes reduzem o uso de medicamentos como antialérgicos e antiinflamatórios.

A alternância entre o início de dia frio para o calor do meio do dia e tarde requer um cuidado especial redobrado com crianças e idosos. Estar atento à adequação entre a temperatura ambiente e a roupa da criança é um dos cuidados. Isso porque crianças desagasalhadas ficam expostas ao vento e ao frio e as agasalhadas demais ficam suscetíveis a desidratação.

Para evitar que isso aconteça é preciso oferecer líquido sempre. E água é sempre uma boa opção.

CUIDADOS COM SAÚDE

Tomar muito líquido;

Fazer alimentação leve;

Roupas condizentes com a temperatura;

Aqueça o ambiente se estiver muito frio;

Deixe a casa ventilada;

Evite o choque térmico;

Leia Também

Últimas Notícias