sexta, 26 de abril de 2024
Brasil

Ministro Marco Raupp e deputado Newton Lima acertam reunião com metalúrgicos de SP

08 Fev 2012 - 09h55

O deputado federal Newton Lima (PT-SP) apresentou sua preocupação com a crescente desnacionalização de peças na produção de eletrodomésticos da linha branca (geladeiras e fogões, principalmente) na reunião que teve nesta terça-feira com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Raupp.

Newton Lima apresentou ao ministro os cálculos de pesquisa do Dieese que demonstram que, nos últimos dez anos, a importação de peças cresceu 658,6%, enquanto que as vendas de eletrodomésticos aumentaram 63,1%. E este incremento nas vendas se deveu, principalmente, a incentivos federais, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os eletrodomésticos. “Nós não podemos permitir um aumento do desemprego no setor, principalmente no momento em que as vendas estão aquecidas, disse o deputado.

O ministro Raupp aceitou receber uma comissão de metalúrgicos do Estado de São Paulo para discutir uma solução. “O ministro foi muito receptivo às reivindicações dos trabalhadores e vamos agendar um encontro o mais rápido possível”, disse Newton ao sair do ministério.

Para os sindicatos, a redução do IPI deveria ser acompanhada de um limite aos importados. “O ideal seria que 100% dos componentes fossem nacionais; mas 65% já seria um índice bem razoável”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre.

Na próxima quinta-feira (9/2) todos os 14 sindicatos metalúrgicos de São Paulo farão um protesto conjunto na cidade de São Carlos (a 230 km de São Paulo) para tentar sensibilizar o governo a adotar medidas para proteger a indústria nacional.

Leia Também

Últimas Notícias