quinta, 28 de março de 2024
Brasil

Inadimplência do consumidor cai 3,1% em agosto, diz Boa Vista SCPC

17 Set 2017 - 03h12Por Redação
Inadimplência do consumidor cai 3,1% em agosto, diz Boa Vista SCPC -

A inadimplência do consumidor caiu 3,1% em agosto, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, considerando a avaliação com ajuste sazonal. Na análise acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 2,1%. Nos valores acumulados no ano, a inadimplência ainda apresenta retração de 1,0% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016, o indicador apresentou 3,7%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda nas regiões Sudeste (-3,8%), Nordeste (-2,4%) e Norte (-0,8%), enquanto nas regiões Centro-Oeste e Sul houve crescimento de 0,2% e 2,8%, respectivamente.

http://media.saocarlosagora.com.br/_versions_/uploads/inadimplenciaago2_g2_c620400.png

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência em 2017.

METODOLOGIA

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.

A série histórica do indicador está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia

Leia Também

Últimas Notícias