domingo, 03 de março de 2024
Brasil

Golpe no WhatsApp oferece cupom falso do McDonald's para roubar dados de usuários

16 Jun 2017 - 13h32
Golpe no WhatsApp oferece cupom falso do McDonald's para roubar dados de usuários -

Um novo golpe está circulando no WhatsApp, usando como isca uma falsa promoção do McDonald's. De acordo com a empresa de segurança cibernética PSafe, mais de 100 mil usuários brasileiros foram afetados em 24 horas.

A mensagem oferece um cupom de R$ 70,00 para ser usado na lanchonete de fast food. Em troca, o usuário é induzido a fazer cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar aplicativos falsos, deixando o smartphone vulnerável a ataques.

Segundo especialistas da PSafe, a rápida disseminação do golpe tem ocorrido porque, para validar o cupom falso, o usuário deve compartilhar o link do anúncio com outros dez contatos pelo WhatsApp.

Para enganar as vítimas, os cibercriminosos tiveram o cuidado de fazer as mensagens do golpe com a mesma identidade visual das campanhas do McDonald's.

Por isso, é importante sempre consultar as páginas oficiais para se certificar de que se trata de uma promoção verídica. "O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real", alerta o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simone, em comunicado.

Por meio de nota, o McDonald's disse não ter qualquer relação com a suposta promoção em circulação no WhatsApp. "Informamos que só é possível retirar cupons do McDonald's no site oficial de cupons: cupons.mcdonalds.com.br/br ou por meio do aplicativo McDonald's APP".

(A Tribuna)

 

 

Leia Também

Últimas Notícias