Menu
terça, 12 de novembro de 2019
Pet animais

AZAB confere ao Parque Ecológico de São Carlos o título de padrinho do cervo do pantanal

27 Set 2019 - 19h56
AZAB confere ao Parque Ecológico de São Carlos o título de padrinho do cervo do pantanal -

A AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil), instituição que agrega os zoológicos e aquários do Brasil, visando seu desenvolvimento integral, melhoria e fortalecimento, concedeu ao Parque Ecológico de São Carlos Dr. Antônio Teixeira Vianna o título de “Padrinho do Cervo do Pantanal”.

O título foi conferido durante o IV Encontro de Educadores Ambientais de Zoológicos e Aquários do Brasil, realizado na cidade de Pomerode/SC, em virtude do trabalho realizado para a conservação e reprodução da espécie. Em março desse ano nasceu o 16º filhote de cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus) em São Carlos, uma fêmea que recebeu o nome Kûara (em tupi significa sol) em votação realizada nas redes sociais da Prefeitura.

Em 2018, a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com o ICMBio, assinou um acordo de cooperação técnica para trabalhar a conservação de 25 espécies brasileiras ameaçadas de extinção por meio do Programa de Manejo Ex-Situ de Espécies Ameaçadas. “Os programas de manejo ex-situ de espécies ameaçadas ganhou importantes colaboradores. As 25 espécies que fazem parte do programa agora tem padrinhos que se comprometeram a zelar pela execução das ações de conservação, produção de materiais educativos e divulgação da importância de cuidar de seus afilhados. Agradecemos aos zoológicos e aquários que estão empenhados nesta tarefa”, disse a presidente da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, Claudia Almeida Igayara de Souza.

Como parte das estratégias deste acordo serão estabelecidos diretrizes e programas, visando aperfeiçoar o manejo, com a criação e estabelecimento de protocolos de reprodução, nutrição, manejo, medicina preventiva, reintrodução e bem estar animal, além de ações como, o desenvolvimento e implementação de ações educativas para a conservação, que visem mitigar as causas primárias de declínio das populações in-situ e que também divulguem a importância da conservação ex-situ. “Neste programa o Parque Ecológico de São Carlos será colaborador e responsável pela elaboração do material educativo que fará parte do “Manual para o Manejo e Conservação do Cervo do Pantanal”, explica Samanta Campos da Silva, coordenadora do Comitê de Educação Ambiental da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil – AZAB.

O Parque Ecológico trabalha na reprodução de espécies ameaçadas há mais de 20 anos, colaborando e se destacando no manejo reprodutivo do Cervo do Pantanal em uma forte e consolidada parceria com o Núcleo de Pesquisa e Conservação de Cervídeos (Nupecce), fundado e localizado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Jaboticabal/SP, um dos principais centros mundiais de pesquisa e conservação de cervídeos neotropicais.

De acordo com Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, o Parque de São Carlos foi um dos primeiros zoológicos do Brasil a integrar o Programa de Conservação do Cervo do Pantanal, ainda na década de 90. “Fui procurado, em 1990, pelo pesquisador da UNESP de Jaboticabal e coordenador do programa de resgate do cervo do pantanal, Maurício Barbante, quando do início da construção da hidrelétrica de Porto Primavera e atendendo ao pedido do professor, remanejamos um dos últimos cervos e construímos um recinto para abrigar o animal. A partir daí formamos um plantel viável e iniciamos o trabalho de conservação. Receber esse título da AZAB, honraria que poucos zoológicos recebem, é muito gratificante e sinal que o trabalho da nossa equipe deu certo”, agradece Magnani.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email pq.ecosc@saocarlos.sp.gov.br ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

 

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias