terça, 07 de maio de 2024
Eleições 2016

Com 39,63% dos votos Airton Garcia é eleito prefeito de São Carlos; Altomani fica em 4º lugar

Netto Donato surge como nova força política na cidade.

02 Out 2016 - 17h50
0 - 0 -

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/airtonvitoria.jpg

O candidato do PSB, Airton Garcia, é o mais novo prefeito de São Carlos. Ele foi eleito com 39,63% dos votos e terá a responsabilidade de administrar a cidade no período de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2021. Apuradas 502 seções eleitorais, Garcia computou 48.951 votos.

“Vamos fazer um governo respeitando os servidores municipais e a população mais pobre. Vou dialogar com os vereadores, vou conversar com todos. Quero fazer um governo com a participação de todos”, disse o prefeito eleito a uma emissora de rádio.

Netto Donato, do PMDB, surpreendeu e surge como nova força da política são-carlense. Ele totalizou 25.016 votos (20,25% da preferência do eleitorado).

O terceiro mais votado na eleição são-carlense foi Walcinyr Bragatto do PV que obteve 23.234 votos (18,81).

Paulo Altomani (PSDB), que tentava a reeleição, ficou apenas com a quarta colocação, com 14.096 votos (11,41). Por fim, Lineu Navarro (PT) teve 7.309 votos (5,92) e Dante Peixoto (PSOL), com 4.922 votos (3,98).

NULOS, BRANCOS, ABSTENÇÕES

Em São Carlos, de acordo com a Justiça Eleitoral, 179.715 pessoas estavam aptas ao voto. Mas nas 502 seções houve uma abstenção de 37.782. (21,02), além de 12.771 votos nulos (9) e 5.634 votos em branco (3,97).

ENQUETE

O São Carlos Agora disponibilizou aos seus leitores uma nova enquete. Queremos saber se você acha que o prefeito eleito vai fazer uma boa administração nos próximos anos. Vá até o final da capa do site e vote.

Acompanhe entrevista realizada pelo SCA com o prefeito eleito Airton Garcia:

São Carlos Agora - Quais são as prioridades de sua plataforma eleitoral?

Airton Garcia - Tenho três prioridades:

- Recuperar a malha asfáltica da cidade

- Melhorar o atendimento na área da Saúde

- Diminuir o comprometimento financeiro da Prefeitura de São Carlos.

SCA - Na segurança pública qual a meta do seu governo?

Airton - Minha meta na segurança pública é reduzir as estatísticas, diminuir a sensação de medo e insegurança da população são-carlense. Vou criar a Secretaria de Segurança Publica e Proteção Social. Essa Secretaria vai estruturar melhor a Guarda Municipal, agentes de Trânsito e Defesa Civil. Vai desenvolver ações de acolhimento e encaminhamento de menores infratores em parceria com outras secretarias. Vou implantar o Cosem - Central Operacional de Monitoramento, instituir uma rede de inteligência dentro da Prefeitura e criar a Guarda Municipal Juvenil para formar jovens atuantes no combate ao crime.

SCA - Na educação o investimento de recursos será maior ou seguirá a mesma política dos governos do Estado e da União?

Airton - Primeiro é preciso diminuir o comprometimento do orçamento municipal. Depois, avaliar qual o recurso necessário para fazer a educação de São Carlos ser a melhor do Estado de São Paulo.

SCA - São Carlos tem hoje problemas com infra-estrutura. Ruas esburacadas e bairros sem asfalto. O que pretende realizar nos próximos quatro anos?

Airton - Pretendo realizar o maior programa de recapeamento que São Carlos já teve. Como prefeito, vou asfaltar meio milhões de metros quadrados de asfalto por ano. Ao todo, dois milhões de metros quadrados de novo asfalto, com material de melhor qualidade. Vou buscar recursos com o governo federal, com instituições que tem dinheiro para investir em projetos de infraestrutura. 

SCA - A questão pública de fornecimento de água não agrada. Tarifas consideradas elevadas para um serviço tido como deficiente. Qual a meta da administração?

Airton - A meta da administração será oferecer água de qualidade, que chegue a todas as torneiras da população são-carlense e que tenha preço justo e caiba no bolso do povo. Implantar a tarifa social, cobrando menos de quem pode pagar menos, permitindo que a população mais carente receber em casa o bem mais precioso do mundo. 

SCA - Ainda sobre o problema de fornecimento de água, São Carlos sofre com vazamentos de água em praticamente todos os bairros, bem como esgoto que não comporta a demanda. Há um plano para que isso seja minimizado?

Airton - Sei que é necessário trocar grande parte da rede de abastecimento de água. Os tubos são muito antigos. E o investimento é alto. Preciso de ajuda das universidades e dos institutos de pesquisas, como o Instituto Internacional de Ecologia, para desenvolver projetos viáveis economicamente e buscar recursos.  

SCA - O esporte em São Carlos é decadente nos últimos 20 anos. Não há escolinhas de esporte em todas as modalidades e muito menos equipes de alto rendimento. Qual será o investimento nesta área?

Airton - É um crime que se comete contra o esporte e os esportistas de São Carlos. É inadmissível que uma cidade com a tradição de São Carlos em revelar atletas, inclusive medalhistas olímpicos, esteja nessa situação de total abandono das suas praças esportivas e de seus atletas. Mas isso é explicável: só um governo que não ama, que não suporta as pessoas, pode abandonar o esporte são-carlense. Se eleito, quero recuperar os espaços para as práticas esportivas e mais que isso, estimular a participação de todos em atividades e práticas esportivas. Com isso, vamos ganhar em duas direções: primeiro, uma população mais saudável; segundo, chance de revelar novos campeões olímpicos.  Assim, servirão de exemplos para que nossa população tenha fé no seu trabalho e nos seus sonhos.

SCA - Ginásios, estádios, campos e pista de atletismo municipais estão sem conservação adequada. Haverá reformas ou construção de novas praças?

Airton - Antes de propor novas obras, vou recuperar as que já existem e estão abandonadas e terminar as que já foram começadas.

SCA - Há carência de moradias populares. A sua administração tem ciência? Têm plano para dar oportunidade as pessoas de terem sua moradia?

Airton - A cidade ainda tem muitas pessoas que não tem casa própria. Se eleito, vou fazer empreendimentos voltados para a classe média e para as pessoas de menor poder aquisitivo. E também empreendimento voltado exclusivamente para as pessoas da terceira idade, com as adaptações necessárias nas moradias, como elevadores que caibam macas, portas e banheiros mais largos e com alças, para atrair esse público para São Carlos.

SCA - O transporte público passa por transição. Como a sua administração irá encarar tal problema no sentido de dar transporte digno a população são-carlense?

Airton - O transporte coletivo de São Carlos piorou muito nos últimos anos. A prefeitura não fez a parte dela. Se eleito, vou construir terminais nos bairros e ligar com terminais centrais de integração. Implantar um sistema de distribuição da frota, aumentando a circulação de ônibus nos locais e horários com maior necessidade. Utilizar veículos com combustíveis menos poluentes. Tudo isso, respeitando os termos da licitação e conversando com a Câmara.

SCA - O trânsito em São Carlos é caótico, principalmente nos horários de pico. Há planejamento para solucionar tal problema?

Airton - Eu e meu vice, Giuliano Cardinali, vamos reunir os melhores especialistas da cidade para o desenvolvimento de um Plano de Mobilidade Urbana para São Carlos. Entre as principais ações estão: um pacote de obras viárias com finalização das marginais e desobstrução de ruas, a construção de novas ciclovias e o estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte, discutir o uso de transportes alternativos e melhorar acessibilidade para pedestres. Vou buscar recursos com agentes federais que hoje disponibilizam verbas para projetos voltados para a mobilidade urbana.

SCA - Quanto as enchentes na baixada do Mercado Municipal e em áreas consideradas de risco. Qual a proposta da nova administração?

Airton - Para resolver o problema das enchentes em São Carlos será necessário construir aquedutos para conter e desviar o excesso de água. A prioridade é buscar recursos federais para fazer intervenções na barragem do Monjolinho, na região central, CDHU e Praça Itália.

SCA - Existem problemas na rede municipal de ensino quanto a falta de professores e de vagas. São Carlos terá mais Emeis, Cemeis e creches?

Airton - Se eleito prefeito de São Carlos vou investir na implantação de novas creches e no período integral. Hoje, a cidade tem mais de duas mil e duzentas crianças esperando uma vaga na educação infantil. O modelo que eu vou trazer para São Carlos consiste em unidades gerenciadas por associações. A prefeitura repassa a verba e fornece a merenda. Cada creche tem um coordenador pedagógico concursado que auxilia no gerenciamento e na administração. Já o período integral, é a solução para tirar as crianças e os adolescentes da rua e dar tranquilidade aos pais que precisam trabalhar. O período integral vai ser implantado gradualmente.

SCA - Hoje, a classe política de uma forma geral está em baixa no País. O que você pretende fazer para trazer novamente a confiança junto à população?

Airton - Eu posso responder essa pergunta com outra pergunta. "O povo tem motivo para ficar feliz com seus políticos?" Acredito que o erro dos governantes é o distanciamento do povo. Você não pode se distanciar do povo. Se eleito, vou ouvir o povo, governar junto com o povo. O povo terá motivos para confiar em mim.

SCA - A população terá canal aberto junto a Administração Pública? Para reivindicar e dar sugestões?

Airton - Governarei perto das pessoas. Conversando, trocando experiência e valorizando a nossa maior riqueza: o povo. Todos serão bem vindos Vila Prado, Planalto Paraíso, Santa Felícia, Centro, Vila Nery, Tijuco Preto. Mulheres, homens, trabalhadores, crianças e jovens.

SCA - O país passa por grave crise econômica. Como fará para resolver a questão da falta de trabalho em São Carlos? Novas empresas são a solução?

Airton - Nós vamos construir dois distritos industriais para atrair novas empresas para São Carlos.

SCA - Cargos comissionados e/ou de confiança. A sua administração é contra ou a favor? Como será tratada esta questão durante seu mandato?

Airton - Minha equipe será formada por pessoas com capacidade e não por partido. Eu vou descentralizar a administração, nomear secretários com competência e dar autonomia. Vou diminuir o número de secretarias.

Leia Também

Últimas Notícias