terça, 05 de julho de 2022
Saúde

Vereador Bira pede Fumacê contra o mosquito da dengue

18 Mai 2022 - 18h47Por Redação São Carlos Agora
Vereador Bira - Crédito: divulgaçãoVereador Bira - Crédito: divulgação
O Vereador Ubirajara Teixeira – BIRA, solicitou via requerimento, para que a prefeitura de São Carlos providencie a pulverização ou fumacê, em toda a cidade, em combate a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o representante do legislativo, a solicitação partiu devido os casos estarem aumentando drasticamente e com isso tem o risco de deixar as UPAs e as USFs mais sobrecarregadas.
 
“Minha preocupação é que tenhamos um surto de dengue e com isso um  sobrecarregamento de pessoas nas unidades de saúde, que já estão sobrecarregadas. Portanto é melhor agir agora e prevenir do que depois ter que remediar. A pulverização  em nossa cidade é de suma importância, pois os casos de dengue estão aumentando todos os dias, portanto é necessário o bloqueio químico para acabar com possíveis criadouros e só o veneno consegue matar parte dos mosquitos adultos”, disse o Vereador.
 
BIRA, disse ainda que também é necessária a averiguação das residências para eliminar possíveis focos de procriação do mosquito, como vasos de flores ou garrafas com água parada, entulhos em áreas públicas e particulares, assim evitando o contágio e uma possível epidemia no bairro.
 
O fumacê ou pulverização é uma estratégia encontrada pelo governo municipal para controlar as populações de mosquitos, e consiste em passar um carro que emite uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes nos locais.
 
Em 2022 já foram registradas em São Carlos 1.422 notificações, com 763 casos positivos de Dengue, sendo 723 autóctones e 40 importados com 1 morte registrada. Para Chikungunya foram registradas 6 notificações, com 6 casos descartados. Para Febre Amarela foi registrada 1 notificação com 1 resultado negativo. Para Zika nenhuma notificação foi registrada até agora.

Leia Também

Últimas Notícias