Menu
segunda, 10 de agosto de 2020
Saúde

Vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde de São Carlos

17 Jul 2020 - 17h40Por Da Assessoria de Imprensa
Vacina contra o sarampo está disponível em todas as unidades de saúde de São Carlos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos informa que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) estão vacinando contra o sarampo. O município não recebeu nenhuma dose extra para a segunda etapa da campanha, porém a vacina tríplice viral faz parte do calendário nacional de vacinação, portanto disponível o ano todo na rede pública de saúde. 

A tríplice viral está disponível para as pessoas com idade entre 1 e 29 anos que não tomaram as duas doses previstas no calendário anual de vacinação. As crianças de 6 a 11 meses, devem receber a dose zero da vacina tríplice viral. O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da primeira dose da tríplice viral aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses, para reforço.

Pessoas com idade entre 30 e 49 anos também podem ser vacinadas em caso de necessidade, que será avaliada por um profissional de saúde.

 “Todos devem levar a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar o esquema de imunização”, ressalta Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica de São Carlos.

Em São Carlos já foram registradas 13 notificações da doença esse ano, sendo dois casos confirmados. Em 2019 foram registradas 121 notificações da doença com 30 casos confirmados. 19.697 pessoas foram imunizadas no município no ano passado.

Em 2020, 83 cidades já registraram casos de sarampo no estado, em um total de 711 notificações. Uma criança morreu, vítima da doença. Em 2019, foram 17,6 mil casos e 14 mortes.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias