quinta, 25 de abril de 2024
Saúde

UNICEP arrecada 41 bolsas de sangue para o Amaral Carvalho

51 pessoas participaram da ação

03 Mar 2021 - 17h45Por Redação São Carlos Agora
Doação de sangue na Unicep São Carlos - Crédito: divulgaçãoDoação de sangue na Unicep São Carlos - Crédito: divulgação

Na última terça-feira (02), a UNICEP realizou uma campanha de doação de sangue em prol do Hemonúcleo de Jaú, que representa o Hospital Amaral Carvalho. Graças ao sucesso da campanha, mesmo em pandemia, 51 pessoas participaram da ação e o hemonúcleo conseguiu arrecadar 41 bolsas de sangue, além de 26 cadastros para doadores de medula óssea.

A docente do curso de Enfermagem da UNICEP, Gabriela M. Olivato, falou sobre a importância da ação: “Sou um pouco suspeita para falar da doação de sangue, pois para mim é essencial. Só com isso consigo manter a minha vida. É até emocionante, pois recebo sangue a cada 15 dias, recebo sangue desde 1 ano e 8 meses e quando vi a quantidade de pessoas que vieram doar aqui fiquei muito feliz.”.

E explicou: “Muita gente acha que essas campanhas são para ajudar quem sofre algum acidente ou quem passa por uma cirurgia, e esquece que existem muitas doenças hematológicas que as pessoas precisam de doação para sobreviver. Para mim é muito importante, porque é isso que mantem minha vida e me dá esse gás para viver, e por isso fiquei emocionada, uma única pessoa vai salvar quatro e pode ser algum amigo meu.”.

A campanha aproveitou para arrecadar doações para um paciente que está internado no Amaral Carvalho, Fernando Gonçalves Junior, que é da cidade de São Carlos. Muitas pessoas vieram doar em benefício dele.Fernando Rodrigues dos Santos, de 44 anos, foi um deles e contou que não é a primeira vez que estava doando: “Minha primeira vez foi no alistamento do exército, desde então doo a cada 4 meses. Comecei a doar em Cotia, depois em São Paulo na capital e agora onde moro em São Carlos. É a primeira vez que venho doar para uma pessoa específica. Temos muito sangue no nosso corpo e tem muitas pessoas que precisam de um pouquinho de sangue, então se posso ajudar com alguma coisinha, vale a pena. Para mim é pouco, para o outro é muito.”.

Já Diogo Roberto Marmo, de 36 anos, contou: “Sou doador da cidade de São Carlos, já doei em Ribeirão Preto também e acho importante a doação de sangue, porque se nós temos saúde, temos que ajudar outras pessoas que precisam. Hoje, infelizmente, existe um grande déficit na doação de sangue no Brasil. Então acho importante fazer essa ação, a gente tem saúde e não vai fazer falta, pois esse sangue doado vai ser reposto em pouquíssimo tempo. E uma bolsa de sangue ajuda muitas pessoas.”.

Alguns estudantes do curso de Enfermagem da UNICEP também participaram auxiliando na ação, aferindo a pressão arterial dos doadores, dentre outras coisas.

O Hospital Amaral Carvalho, a família do Fernando e a UNICEP agradecem a participação de todos. Se você queria participar e não conseguiu, fique atento, pois no próximo semestre faremos uma nova campanha.

Texto: Ana Lívia Schiavone

Leia Também

Últimas Notícias