quinta, 28 de março de 2024
Saúde

Ufscar oferece tratamento gratuito para pessoas com dores no ombro

Dor no ombro é uma das maiores queixas de dor e perda de função na população

13 Jan 2022 - 15h35Por Redação São Carlos Agora
Dor no ombro - Crédito: divulgaçãoDor no ombro - Crédito: divulgação
 
Uma pesquisa de doutorado, desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), busca voluntários para um estudo que irá comparar os resultados de um programa de exercícios terapêuticos para o ombro realizados a partir da telereabilitação com o mesmo protocolo sendo realizado presencialmente.  O estudo está sendo realizado pelo doutorando Vander Gava, sob orientação de Paula Rezende Camargo, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.
 
A dor no ombro é uma das maiores queixas de dor e perda de função na população, sendo o acompanhamento fisioterapêutico efetivo para o tratamento do paciente. E uma maneira de se levar o tratamento fisioterapêutico aos pacientes, é através da telereabilitação.
 
Para realizar a pesquisa, estão sendo convidados pacientes entre 18 e 60 anos, com dor no ombro há pelo menos 3 meses, sem histórico de fratura, cirurgia ou luxação no ombro; sem dor significativa na coluna cervical que irradia para o ombro e braço; sem diagnóstico de ombro congelado ou doença sistêmica que afete as articulações (exemplo: fibromialgia); e que não tenha realizado tratamento fisioterapêutico nos últimos 6 meses. Além destas características, o interessado deve residir em São Carlos (SP) e possuir disponibilidade para realizar os exercícios duas vezes por semana durante 12 semanas e completar os questionários enviados de maneira online durante o período do estudo. Ao final do tratamento, mesmo que não sinta mais dor, haverá orientação a respeito de como lidar com a dor, como realizar movimentos com o braço da forma mais adequada e quais exercícios você deve fazer com assiduidade para melhorar a dor e restaurar a função completa do seu ombro.
 
De acordo com o doutorando Vander Gava, "Os resultados deste estudo ajudarão os clínicos a entenderem se existem diferenças entre a telereabilitação e do tratamento presencial para a dor no ombro. Dessa forma, sua participação neste estudo ajuda também à outros pacientes com dor no ombro."
 
Os interessados devem entrar em contato com o pesquisador responsável. O estudo terá uma avaliação presencial no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e uma avaliação por questionário online. A equipe de pesquisa já está vacinada e adota todas as medidas sanitárias para a Covid-19. Para mais informações, visite o site www.ombro.info. O contato pode ser feito por mensagem para o telefone (16) 99734-8105 (Vander Gava) ou pelo e-mail vandergava@estudante.ufscar.br. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 30909520.6.0000.5504)

Leia Também

Últimas Notícias