Menu
quarta, 20 de janeiro de 2021
Pesquisas em São Carlos

UFSCar adquire equipamento moderno para sequenciamento de DNA e RNA

Aquisição foi coordenada pelo Departamento de Genética e Evolução (DGE). Pesquisadores dos 4 campi da UFSCar poderão utilizá-lo

18 Dez 2020 - 07h08Por Redação
UFSCar adquire equipamento moderno para sequenciamento de DNA e RNA - Crédito: Gerd Altmann/Pixabay Crédito: Gerd Altmann/Pixabay

"Pesquisas envolvendo o sequenciamento de DNA e RNA em larga escala poderão ser realizadas mais rapidamente e a custos menores", explica o Prof. Dr. Flávio Henrique da Silva, do Departamento de Genética e Evolução (DGE). O Sequenciador de DNA NextSeq550, que utiliza a tecnologia Illumina, chegou à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na primeira semana de dezembro.  

A compra foi feita com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio de projeto coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Henrique da Silva (DGE). A primeira solicitação para compra deste equipamento ocorreu em 2015 e, desde então, conta com a colaboração de diversos setores da Universidade para sua efetivação.

"Este sequenciador é fruto de um projeto que coordeno e nossa primeira solicitação para aquisição foi enviada à FINEP em 2015. Não posso deixar de realizar um agradecimento especial à Pro-Reitoria de Pesquisa (ProPq), na figura do Prof. Dr. João Batista Fernandes, Pró-Reitor de Pesquisa, e, em particular, ao Prof. Dr. Ronaldo Censi Faria, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, que se envolveu intensamente com o processo e muito se esforçou para que ele fosse bem sucedido. Além disso, devo também agradecer ao empenho da nossa Fundação de Apoio Institucional (FAI.UFSCar) e, em particular, aos setores de Compra e Importação e Projetos", agradeceu o Prof. Dr. Flávio Henrique da Silva.

Avanço para as pesquisas - Até então, estudos da UFSCar que envolvessem sequenciamento de DNA e RNA em larga-escala demandavam a utilização de laboratórios externos. "Além de precisarmos pagar caro, corríamos risco no transporte e no envio destes materiais para outras cidades e, até mesmo, para outros países. Agora poderemos conduzir nossas pesquisas na UFSCar, tornando o processo mais barato e seguro", complementa o Prof. Flávio Henrique da Silva.

"Parabenizamos o Prof. Flávio por todo trabalho na aquisição deste equipamento. Apoiamos esta ação sempre que tivemos oportunidade porque esta aquisição fortalece ainda mais as pesquisas da UFSCar, potencializando o impacto da ciência na sociedade", afirma o Prof. Dr. Ronaldo Censi Faria, Coordenador dos Convênios FINEP e Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da Universidade.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias