quinta, 28 de março de 2024
Saúde

Secretaria de saúde irá realizar recadastro de cirurgias eletivas

14 Mar 2022 - 19h48Por Redação São Carlos Agora
Jôra Porfírio - Crédito: divulgaçãoJôra Porfírio - Crédito: divulgação

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está solicitando que os pacientes cadastrados na fila de cirurgia eletiva compareçam à sede da SMS para atualizar seu cadastro a fim de posterior convocação para a realização de procedimento cirúrgico.

Para tanto, um calendário, tendo como critério a data de cadastro, foi elaborado pela pasta para evitar aglomerações e filas. O atendimento ocorrerá de modo excepcional nos quatro próximos sábados, das 8h às 12h.

Em um primeiro momento, os pacientes que se cadastraram em 2017 ou antes devem ir ou enviar um representante à Secretaria Municipal de Saúde munido do pedido de cirurgia e documento oficial com foto. No atendimento, serão confirmadas informações como telefone para contato e tipo de cirurgia solicitada. O paciente, então, será encaminhado para realização da cirurgia ou reavaliação com médico especialista visando atualização do quadro diagnóstico para operação. Posteriormente, e conforme calendário, serão avaliados os pacientes cadastrados em 2018.

É importante destacar que todos os pacientes cadastrados neste período e já operados de forma eletiva não precisam comparecer, assim como aqueles que, por diferentes motivos, foram submetidos a procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência.

“Muitas especialidades de cirurgias eletivas ficaram com operacionalização praticamente inativa no período agudo da pandemia e isso não foi só em São Carlos, mas em todo o Brasil. Com esta retomada gradual das cirurgias, optamos por refinar a fila para termos um diagnóstico mais preciso de quantas pessoas aguardam pela realização dos procedimentos, afinal, em alguns casos, quando estas pessoas são contatadas, informam que já fizeram a cirurgia via urgência ou emergência, mudaram de cidade, etc. Por isso, a importância de, neste momento, aprimorarmos o conhecimento a respeito desta fila a fim de podermos mensurar a necessidade de recursos e criar políticas públicas mais precisas para esta demanda”, disse a chefe de gabinete e responsável pelo expediente da Secretaria Municipal de Saúde, Jôra Porfírio.

Confira o calendário e demais informações pertinentes para atualização dos dados cadastrais:
19/03 e 26/03 (8h às 12h): pacientes cadastrados em 2017 ou antes devem comparecer à SMS;
02/04 e 09/04 (8h às 12h): pacientes cadastrados em 2018 ou antes devem comparecer à SMS;
Levar encaminhamento para cirurgia, documento oficial com foto do paciente e telefone atualizado.
A Secretaria de Saúde está localizada na avenida São Carlos, 947, no centro.

Leia Também

Últimas Notícias