segunda, 22 de julho de 2024
Prevenção

São Carlos vai ampliar faixa etária da vacina contra a dengue

05 Jul 2024 - 11h52Por Da Assessoria de Imprensa
Última dose da Qdenga, que combate à dengue, foi aplicada nesta terça-feira, em São Carlos - Crédito: DivulgaçãoÚltima dose da Qdenga, que combate à dengue, foi aplicada nesta terça-feira, em São Carlos - Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que a partir da próxima quarta-feira (10/07), vai ampliar a faixa etária elegível para a vacinação contra Dengue. Anteriormente restrita a jovens de 10 e 11 anos, a cobertura será estendida para incluir crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

No último mês de junho, o município de São Carlos recebeu 3.586 doses do imunizante Qdenga, porém até o momento foram aplicadas somente 467 doses da vacina.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, a estratégia de vacinação foi alterada devido à baixa procura. “A adesão está baixa em todos os municípios, a cobertura vacinal da região está em 2,17%, por isso solicitamos autorização para aumentar a faixa de abrangência. O nosso apelo é para que os pais levem seus filhos para vacinar e evitem que eles adoeçam. A vacina é segura e eficaz na prevenção da dengue”, alerta a diretora.
Com a ampliação da faixa etária a meta é vacinar 14.344 crianças e adolescentes em São Carlos.

A vacinação está sendo realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção da UBS da Vila São José e da USF Aracy - Equipe II, que passam por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Leia Também

Últimas Notícias