quinta, 28 de março de 2024
Saúde

Santa Casa recebe doação de 10 respiradores

Os equipamentos foram desenvolvidos em São Carlos.

17 Mar 2022 - 14h47Por Da assessoria de imprensa
Santa Casa recebe doação de 10 respiradores - Crédito: divulgação Crédito: divulgação
A Santa Casa recebeu, nesta quarta-feira (16), a doação de dez respiradores produzidos pela Hortron, empresa de São Carlos, que trabalha com software e hardware para área médica. A entrega foi feita no Anfiteatro do Paço Municipal. Os ventiladores pulmonares foram desenvolvidos pela empresa com tecnologia 100% nacional e com a maior parte dos componentes produzida em São Carlos e custam, em média, R$ 60 mil cada um. 
 
“A Hortron nos doou 5 respiradores em 2020 que foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia. Agora, a doação desses mais 10 ventiladores mecânicos vai nos ajudar no cuidado com os nossos pacientes internados em UTI de outras enfermidades”, explica o Vice-Diretor Técnico da Santa Casa, Roberto Muniz Júnior. 
 
O mesário da Santa Casa, Silvio Coelho, também ressaltou a importância do trabalho da Hortron e da doação para o hospital. “Ao contrário do que diz o ditado ‘santo de casa não faz milagre’, a Hortron, uma empresa são-carlense, fez diferença e produziu equipamentos de alta tecnologia e nos ajudou no enfrentamento da pandemia”, comenta. 
 
Essa não foi a primeira doação da empresa. Em agosto de 2020, a Hortron destinou à Santa Casa, 5 respiradores que foram usados na UTI COVID. 
 
Em agosto de 2020, a Hortron também havia doado 5 respiradores – Foto: Comunicação Santa Casa
 
“Nós trabalhávamos com tecnologia voltada à produção de equipamentos para videocirurgias de ombro, joelho e quadril. Na época, com a suspensão das cirurgias eletivas, resolvemos usar o nosso know how em desenvolvimento de tecnologia e conseguimos, em 3 meses, criar um equipamento de UTI certificado pela Anvisa”, explica o diretor da Hortron, Fernando Nogueira. 
 
Na época, em agosto de 2020, a empresa doou 1 dos 5 ventiladores pulmonares. Os outros 4 respiradores foram adquiridos pela MRV da própria Hortron e doados para Santa Casa, numa contrapartida para aprovação de empreendimentos da Construtora. A mediação foi feita pelo secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Muller.  

Leia Também

Últimas Notícias