sexta, 19 de abril de 2024
Saúde

Santa Casa realiza workshop para cuidadores de idosos

O Workshop possibilitou conhecimento para quem já está no mercado de trabalho e para quem busca uma oportunidade

04 Dez 2021 - 08h19
Santa Casa realiza workshop para cuidadores de idosos -

 A Santa Casa realizou, nesta sexta-feira (3), o primeiro Workshop para Cuidadores de Idosos. O evento aconteceu no Auditório Alois Partel e dois palestrantes de renomes conduziram o evento.

Quem abriu o Workshop foi a Gerontóloga, Isabella Vittoria Fallaci, que atua na gestão do cuidado do envelhecimento saudável e fragilizado e suporte ao cuidador/familiar. Ela abordou o tema “Transição demográfica e epidemiológica do envelhecimento”.

Quem encerrou o Workshop foi o palestrante Márcio Mendes, especialista em envelhecimento humano e proprietário de uma rede de ILPI e CEO da Cuidado JÁ (a maior plataforma online de cuidadores do Brasil). Ele falou sobre a “Importância da Qualificação dos Cuidadores de Idosos”.

De acordo com a Gerente de Práticas Educacionais do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa (IEP), Vanisia Sulpino, a Santa Casa, como Centro de Ensino e Pesquisa, também se preocupa em oferecer capacitação nesse momento de retomada após a pandemia. “Esse é um momento para refletir sobre o nosso futuro e o mercado promissor que se anuncia. Estamos investindo na educação para atender a necessidade do sistema de saúde e o rápido envelhecimento da população”, comenta a gerente.

O Workshop contou com a presença de 45 participantes, que já atuam na área como Cuidadores de Idosos ou que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.  

Para a estudante do curso Técnico de Enfermagem do IEP, Anelise Amaral, o Workshop vai contribuir muita para a sua carreira profissional. “As palestras vão acrescentar muito para a minha vida pessoal como profissional. Trabalhar com idosos requer muito mais atenção, dedicação e amor. Essas palestras me fizeram refletir ainda mais sobre esse cuidado. Além de ser um complemento para o meu curso Técnico de Enfermagem. Foi uma excelente iniciativa do IEP em proporcionar esse curso para os alunos”, comenta a estudante.

 

CURSOS OFERECIDOS NO IEP

Além de palestras e workshops para capacitação profissional, o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa (IEP) oferece o curso Técnico de Enfermagem, que é certificado pela Secretaria Estadual de Educação; 7 Programas de Residência Médica: (Anestesiologia, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria); 1 Programa de Residência Multiprofissional (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia); Internato médico hospitalar para 3 Universidades (UFSCar, Faceres e Unifai), além de abrigar estágios obrigatórios para as escolas técnicas de São Carlos. O IEP também conta com um laboratório para atividades práticas para cursos e treinamentos e o Centro de Simulação Realística, um dos mais modernos do interior de São Paulo - que simula uma sala de cirurgia real, com um robô que tem as mesmas reações de um ser humano, o que torna possível fazer todo tipo de simulação cirúrgica (cardíaca, neurológica e abdominal) e treinar também procedimentos de primeiros socorros.

 

Leia Também

Últimas Notícias