quinta, 28 de março de 2024
Saúde

Pesquisa da UFSCar fornece orientação às mães sobre prevenção e manejo do engasgo em bebês

12 Abr 2021 - 15h38Por Redação São Carlos Agora
Pesquisa da UFSCar fornece orientação às mães sobre prevenção e manejo do engasgo em bebês - Crédito: divulgação Crédito: divulgação
Uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está buscando voluntárias para participarem de orientação sobre prevenção e manejo do engasgo em bebês menores de um ano por meio da telessimulação. 
 
O objetivo da pesquisa é analisar as contribuições de uma atividade educativa, por meio da telessimulação (simulação online), no conhecimento, manejo e autoeficácia de mães de crianças menores de um ano diante de uma situação de engasgo. 
 
Estudos mostras que entre os tipos mais comuns de acidentes na infância, estão os acidentes domésticos, como o engasgo, por exemplo, que são responsáveis por altos índices de hospitalização, invalidez e mortalidade, gerando grande preocupação para a saúde infantil. Além disso, dados do Ministério da Saúde mostram que os acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças de 1 a 9 anos, situação essa que pode ser evitada por meio do conhecimento de ações preventivas e condutas diante de uma intercorrência.
 
Quando o bebê está engasgado muitas mães se desesperam e não sabem o que fazer. O manejo rápido e eficaz da situação é fundamental para a sobrevida do bebê, evitando sequelas e mortalidade.
 
Para desenvolver o estudo, estão sendo convidadas mães de bebês com até um ano de idade. A pesquisa será realizada totalmente online. As participantes responderão questionários, receberão material educativo sobre a temática e assistirão uma telessimulação sobre manejo e de engasgo em um bebê. 
 
As interessadas em participar do estudo deverão clicar no link: https://docs.google.com/forms/d/1nDLmyaqOo8IGh76-V0q9jHlYoISAP9iG-bNWPJpfsN0/edit

Leia Também

Últimas Notícias